• Carregando...
Na Praça Tiradentes, cerca de 200 pessoas esperavam pelo ônibus por volta das 12 horas. Segundo os motoristas, problema era o mesmo nos outros pontos | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Na Praça Tiradentes, cerca de 200 pessoas esperavam pelo ônibus por volta das 12 horas. Segundo os motoristas, problema era o mesmo nos outros pontos| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Férias de julho e muita fila nos principais pontos de turismo de Curitiba. O resultado não poderia ser outro: a linha de ônibus que percorre as principais atrações da cidade - conhecida como Jardineira - estava lotada neste sábado (18) pela manhã. Só na Praça Tiradentes cerca de 200 pessoas aguardavam uma chance para entrar no segundo andar dos ônibus da Linha Turismo - na parte descoberta chamada de double-decker.

"Vim de Belo Horizonte para andar neste ônibus. A prefeitura faz a maior propaganda e depois não dá conta de atender todo mundo. Que cidade modelo é essa? Faz uma hora que estou esperando a chance de entrar no ônibus e andar na parte descoberta. Não vou pagar o mesmo preço para ficar na parte fechada", reclama o turista Silos Caruan, que estava no ponto do ônibus por volta do meio-dia. Josiene Cristina da Cruz era uma das primeiras da fila: ela mora em Curitiba, mas decidiu andar no ônibus neste sábado para levar os parentes de Blumenau para passear.

"Faz meia hora que passou o primeiro ônibus, mas estava lotado. Por isso decidimos esperar pelo próximo", afirma. O maior problema é a falta de ônibus com o segundo andar aberto. Alguns ônibus extras - convencionais - foram colocados à disposição, mas os turistas se recusavam a entrar neles. "Estes ônibus não têm ponto final? Estão sempre cheios, deveria vir um vazio para cá", diz Sebastião de Almeida, que veio de São Paulo para visitar Curitiba.

O problema da fila neste sábado é generalizado, segundo os motoristas da linha - que preferem não ser identificados: todos os pontos estão lotados e as pessoas se recusam a entrar na parte fechada do ônibus, por isso a confusão. Ao todo, cinco veículos da Linha Turismo têm o double-decker e outros 10 convencionais (fechados) são colocados para circular nos dias de maior movimento.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, cada fim de semana é uma novidade para a Linha Turismo, porque a procura tem aumentado. Por causa do grande sucesso, na semana passada a Urbanização de Curitiba (Urbs) já autorizou a compra de mais quatro veículos com deck para suprir a demanda, mas ainda não há previsão de quando estes veículos começarão a circular pela cidade. Estas linhas novas virão com um teto retrátil no segundo andar que deve abrir nos dias de sol e fechar nos dias de chuva. A passagem custa R$ 20, independentemente de o passageiro estar na parte aberta ou fechada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]