Encerram-se no dia 5 de abril as inscrições para o 1º Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho, promovido pelo Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) o nome do prêmio é uma homenagem ao diretor-presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e do jornal Gazeta do Povo, que também foi presidente do IAP (1969-1970), falecido há cerca de um ano. Nesta primeira edição, será concedida uma premiação de R$ 50 mil à melhor monografia inédita sobre o tema Liberdade de Expressão no Estado Democrático de Direito. "É um tema bastante importante, que diz respeito diretamente à democracia, à cidadania, sobretudo nesses dias em que são veiculadas notícias de corrupção e desvio de dinheiro público", diz a presidente do IAP, Rogéria Dotti, referindo-se à série de reportagens Diários Secretos, da Gazeta do Povo e da RPCTV, que trouxe à tona irregularidades na Assembleia Legislativa do Paraná.
Além da importância temática, o 1º Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho destaca-se pelo valor oferecido ao vencedor, R$ 50 mil, considerado um dos mais expressivos já concedidos em concursos do gênero no Brasil. Composta por nove dos principais juristas do país, a comissão julgadora do evento é presidida pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Podem participar bacharéis de Direito de todo o Brasil.
As inscrições são gratuitas. Mais informações e inscrições no site www.iappr.com.br.
Direito de Família
Já no dia 22 de abril ocorre o seminário Questões contemporâneas de Direito de Família, coordenado pelo jurista Luiz Edson Fachin, professor da Universidade Federal do Paraná e diretor do Departamento de Direito Civil do IAP. O evento acontece no auditório do Instituto Rua Cândido Lopes, 128, 10º andar. Informações: (41) 3224-3213.



