Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
simulação

Preparados contra o terror

 | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
(Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo)

Vítimas nas mãos de sequestradores armados com bombas químicas. Todos em pânico dentro de um ônibus de transporte coletivo. Do lado de fora, policiais e tropas do Exército estão de prontidão. Após tiros e explosão, os militares entram no ônibus para combater a ação terrorista e salvar os reféns. A simulação que fez parte do terceiro dia da Operação Pinheiral procurou preparar as tropas das Forças Armadas e de segurança pública contra eventuais ações terroristas em Curitiba, especialmente durante a Copa do Mundo.

A atividade, realizada no Quartel General da 5ª Divisão do Exército, no bairro Pinheirinho, simulou a ação desde a negociação com os supostos criminosos até a situação extrema das tropas invadirem o ônibus. Na prática, essa atitude só seria tomada se a Presidência da República autorizasse.

A seguir, também foram realizadas simulações de lavagem química, biológica, radiológica e nuclear das vítimas. Ao todo, participaram da atividade 400 pessoas, incluindo militares, policiais, bombeiros, membros da Defesa Civil, do Samu e Siate.

A Operação Pinheiral, que reúne mais de três mil militares em Curitiba, segue até o dia 17 com atividades internas.

Exército e bombeiros simulam ataque terrorista com reféns

A operação faz parte do treinamento dos profissionais que vão trabalhar durante a Copa do Mundo em Curitiba. A proposta foi testar a reação das equipes de resgate e salvamento e a integração entre os mais de 300 profissionais.

+ VÍDEOS

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.