
Uma mulher de 45 anos foi presa na manhã desta quarta-feira (6) em Curitiba depois de tentar retirar uma carteira de identidade no Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) com documentos falsificados. A polícia informou que, em 30 dias, ela entregou no local duas certidões de nascimento falsas para conseguir duas identidades diferentes.
Segundo o 1º Distrito Policial (DP), a suspeita iniciou os processos para conseguir as carteiras de identidade em novembro e em dezembro do ano passado. Policiais papiloscopistas do IIPR constataram a tentativa de fraude e, quando ela foi buscar um dos documentos nesta quarta-feira (6), por volta das 11h, acabou presa em flagrante.
Em uma das certidões de nascimento ela se identifica como Maria Elisete Soares, nascida em junho de 1961. No outro documento apresentado, o nome registrado é de Ana Rosa Oliveira com data de nascimento em setembro de 1941: a diferença é de 20 anos em relação à primeira certidão.
A polícia apurou que o verdadeiro nome da acusada é Odete Soares e que ela mora em Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba (RMC). De acordo com o superintendente do 1º DP, Adolfo Rosevics, a mulher já possui um documento com um nome falso. "Com esta identidade irregular, ela está recebendo benefícios relativos à aposentadoria. Vamos comunicar isso para a Polícia Federal, pois se trata de um crime contra a União", afirma. Rosevics ainda diz que, apenas nas duas últimas semanas, sete flagrantes deste tipo foram realizados pelas autoridades
Odete será encaminhada para o 9º DP, onde ficará à disposição da Justiça. Ela vai responder por falsificação de documento público, falsidade ideológica e estelionato.



