Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
trânsito

Preso motorista que atropelou 16 ciclistas

Condutor deve ser indiciado pela polícia gaúcha por tentativa de homicídio duplamente qualificado. Em Curitiba, bicicletada presta solidariedade

Bicicletada em protesto contra o atropelamento em Porto Alegre reuniu ontem cerca de 150 pessoas em Curitiba | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Bicicletada em protesto contra o atropelamento em Porto Alegre reuniu ontem cerca de 150 pessoas em Curitiba (Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo)

Foi preso ontem em Porto Alegre (RS) o bancário Ri­­cardo Neis, 47 anos, que atropelou um grupo de ciclistas e deixou pelo menos 16 feridos na sexta-feira passada. Neis recebeu voz de prisão no hospital Par­­que Belém, na capital gaúcha, onde estava internado desde terça-feira. A prisão preventiva foi decretada na terça-feira, pela juíza Rosane Ramos de Oliveira Michels, da 1.ª Vara do Júri de Porto Ale­­gre, a pedido da Polí­­cia Civil e do Ministério Públi­­co Esta­­dual. Funcionário do Ban­co Cen­­tral, Neis deve ser indiciado por tentativa de homicídio doloso duplamente qualificado, por motivo fútil e por ter reduzido as chances de defesa das vítimas.

Vídeos que flagraram o atropelamento foram a principal evidência contra o motorista. "Pelas imagens, ele fez uso do automóvel como arma. Foi isso o que nos levou a pedir a prisão preventiva", afirmou o delegado Gilberto Montenegro, responsável pelo caso. Depois do acidente, nove pessoas chegaram a ser internadas e liberadas sem ferimentos graves. O motorista fugiu sem prestar socorro.

Neis prestou depoimento à Polícia Civil na segunda-feira e alegou que agiu em defesa dele e do filho que estava no carro por temer que ciclistas tentassem agredi-los. O caso provocou comoção em Porto Alegre e desencadeou manifestações em outras cidades do país. O grupo atropelado defende o uso de bicicletas no trânsito. Na última terça-feira, cerca de 1,5 mil pessoas protestaram pelas ruas do Centro da capital gaúcha. Na segunda-feira, um grupo de ciclistas de São Paulo pediu paz no trânsito e tolerância.

Manifestação

Cerca de 150 ciclistas de Curi­tiba participaram ontem de uma bicicletada em protesto contra o atropelamento em Porto Alegre. O grupo percorreu seis quilômetros em ruas da região central da cidade. Para um dos organizadores do evento, o ciclista e filósofo Jorge Brand, mais co­­nhecido como Goura Nataraj, o fato ocorrido em Porto Ale­­gre deve servir para mudar a consciência dos motoristas. "Estamos pedindo que Curi­­tiba tenha um trânsito que respeite o ciclista".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.