
A Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas prendeu na manhã de quinta-feira (18), em Curitiba, o suspeito Raje Said, de 40 anos, que seria um dos maiores receptadores de cargas roubadas do Sul do Brasil, segundo a polícia. Said foi preso em flagrante no bairro Uberaba com uma carga de autopeças roubada em julho deste ano na região da capital e avaliada em cerca de R$ 100 mil.
De acordo com o delegado Vinícius Borges Martins, a prisão ocorreu após uma conhecida loja de autopeças da Curitiba comprar de Said parte da carga roubada desconhecendo sua verdadeira procedência. Um representante da marca viu na loja as peças da marca e denunciou à delegacia. Os policiais foram, então, até a loja para uma fiscalização de rotina, onde encontraram as peças roubadas. O proprietário foi intimado a esclarecer onde havia comprado as peças.
As investigações apontam Said apenas como receptador e não há indícios de sua participação nos roubos a cargas, diz delegado. O suspeito seria receptador de cargas roubadas em geral, não se limitando a autopeças, completa.
Para fazer as peças parecerem legítimas, Said teria forjado notas fiscais frias em nome de uma empresa de confecções de Apucarana usando "laranjas", de acordo com o policial. Segundo ele, o suspeito ostentava uma vida de luxo em Apucarana, onde se passava por um empresário bem sucedido.
A polícia encontrou com o suspeito uma série de documentos que indicam contas correntes e depósitos bancários, contatos telefônicos, além fotos de cargas roubadas e relações de mercadorias compradas e vendidas. Essas provas possibilitarão a identificação das quadrilhas de roubos de carga que tinham negócios com Said, segundo a polícia.
O próximo passo da investigação é identificar os homens cujos apelidos constam na lista de pagamento do receptador, como "Veio", "Patrão", "Italiano", "Saulo", "Louco" e "Paçoca". Por ser considerado "arquivo vivo", ou seja, sabe de informações que podem incriminar vários bandidos, o suspeito foi transferido da delegacia para um local com segurança reforçada.
A Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas pede a qualquer pessoa que tenha informações que encaminhe denúncia anônima pelo telefone (41) 3261-6600. A delegacia garante preservar totalmente a identidade do denunciante.



