• Carregando...

Vinte e cinco presos da Delegacia de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, fugiram na madrugada desta segunda-feira (30). Até as 18 horas, dois detentos haviam sido recapturados. Os homens cavaram um buraco na cela e saíram pelo pátio da delegacia, por volta das 3 horas.

De acordo com Haroldo Luiz Vergueiro Davison, delegado-chefe de Araucária, os presos usaram o buraco do vaso sanitário para a fuga. "O espaço estava bastante fragilizado porque já houve várias fugas no passado. Estávamos fazendo uma reforma em volta da carceragem, mas as obras ainda não foram finalizadas", conta o delegado.

O terreno onde fica a delegacia é uma espécie de banhado, com terra mole, o que teria facilitado a fuga dos detentos. O buraco deu no pátio da delegacia, mas os policiais que estavam de plantão não ouviram barulho.

Buscas

Assim que a fuga foi constatada, a polícia iniciou uma operação de buscas em Araucária e em municípios vizinhos, como Campo Largo e Lapa. Foram recapturados Acir Reinaldo dos Santos e Davi da Cruz. Vinte e três homens continuam foragidos.

Segundo o delegado Davison, policiais de outras delegacias, como a de Vigilância e Capturas e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), e da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal já foram avisados para auxiliar.

Equipes do Cope passaram pela delegacia no fim de semana, porque havia a informação de que haveria um arrebatamento de presos, quando pessoas de fora da delegacia se aproveitam do plantão para ajudar na fuga de um preso.

A Delegacia de Araucária tem quatro celas e um anexo que também pode ser usado para abrigar presos. As instalações têm, no total, capacidade para 16 pessoas, mas havia 60 presos na carceragem.

Investigações

Na tarde desta segunda, equipes do Instituto de Criminalística vistoriam a delegacia e iniciaram as investigações para apurar se agentes facilitaram a fuga. O procedimento padrão é adotado em todos os casos em que presos conseguem fugir das carceragens.

Presos fazem rebelião em cadeia no noroeste do Estado

Os presos da Cadeia de Ivaiporã, no Noroeste do estado, fizeram uma rebelião na noite de domingo (29). O motim foi controlado depois de 6 horas, por cerca de 70 policiais. Segundo o investigador Aécio Silveira, da Polícia Civil, os presos quebraram praticamente toda a carceragem. Na manhã desta segunda-feira (30), os presos estavam no pátio da cadeia, vigiados pelos policiais que ajudaram a conter o movimento. A cadeia tinha capacidade para 45 presos, mas abrigava pouco mais de 160.

Durante a rebelião, dois presos ficaram feridos, porque foram feitos reféns. Um deles teve um corte na cabeça e o outro teve parte da orelha cortada. Na manhã desta segunda-feira (30), os presos estavam no pátio da cadeia, vigiados pelos policiais que ajudaram a conter o movimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]