Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Presos cavam túnel em carceragem de delegacia no Jardim Botânico

Buraco foi localizado por um agente penitenciário em uma das celas. Eles usaram utensílios improvisados para escavar, segundo a polícia

Buraco escavado em uma das celas da ala D da carceragem | Sesp - Carlos Soares
Buraco escavado em uma das celas da ala D da carceragem (Foto: Sesp - Carlos Soares)
Cela em que foi localizado o túnel |

1 de 1

Cela em que foi localizado o túnel

A polícia descobriu, nesta terça-feira (8), um plano de fuga de presos que estão detidos na carceragem provisória da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), no bairro Jardim Botânico, em Curitiba. Eles iniciaram a escavação de um túnel, em uma das celas, com o objetivo de escapar. O delegado Guilherme Rangel acredita que a intenção dos presos era aproveitar o feriado para fugir. "Graças à perspicácia de um dos agentes carcerários, o buraco foi identificado e o plano dos detentos foi frustrado", disse. A carceragem da DFR está interditada pela Justiça, mas, ainda assim recebe presos.

O túnel era cavado em uma das quatro celas da ala D da carceragem. Os presos retiraram a latrina (conhecida como "boi") e, usando utensílios improvisados, revolviam a terra e a escondiam sobre o beliche de concreto. O buraco tinha cerca de meio metro de diâmetro e dois metros e meio de comprimento. "A parede da cela dá na garagem da delegacia. Ou seja, em mais um dia de escavação, eles poderiam escapar", afirmou o delegado.

Na cela onde o buraco foi localizado permaneciam cinco presos, mas, segundo a polícia, há indícios de que todos os 20 detidos na ala fizessem parte do plano de fuga. Naquele setor, encontram-se encarcerados ladrões de residência e pessoas presas na última operação deflagrada pela Polícia Federal (PF), em parceria com a DFR. "São pessoas perigosas, que, se ganhassem as ruas, poderiam fazer reféns", avalia Rangel.

Após os agentes terem identificado o túnel, os policiais fizeram uma vistoria nas celas. Com os presos, foram encontrados uma barra de ferro, um estoque (uma espécie de faca improvisada) e diversos pedaços de ferro usados na escavação. Os detentos também estavam com um celular, um carregador e um cabo USB.

Os cinco presos da cela onde o buraco foi cavado serão transferidos, três para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) e dois para o Centro de Triagem II, em Piraquara, região metropolitana. Os outros detentos da ala foram removidos para outras celas da carceragem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.