• Carregando...

Meia hora depois de o delegado Marcolino Aparecido da Costa assumir a chefia da 17.ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, 14 detentos conseguiram fugir nesta quinta-feira do minipresídio da cidade. Os fugitivos aproveitaram a solenidade de posse do novo delegado e também o movimento do dia de visita de familiares para colocar em prática o plano de fuga. O delegado Costa não foi encontrado para comentar o caso por estar de férias.

Os detentos estavam em duas celas nos fundos da quarta galeria e conseguiram acesso ao pátio externo do minipresídio após serrar as grades de uma janela. Do lado de fora, os fugitivos tiveram ainda apoio de comparsas, que atiraram pedaços de carne para os quatro cachorros de grande porte que auxiliam na guarda do presídio. Enquanto os cães comiam, os detentos escalaram e pularam o muro de fundos do presídio.

Ao observar vários presos saltando o muro, vizinhos avisaram a polícia, informando inclusive que havia no local um veículo (Volkswagen Passat) para levar parte do grupo. O restante fugiu à pé, embrenhando-se numa na mata do Horto Florestal Municipal.

Entre os fugitivos estavam assaltantes, traficantes, estelionatários e dois presos envolvidos em extorsão mediante seqüestro. Dos 14 fugitivos, apenas três estavam condenados. O restante aguardava julgamento. Até o final da tarde de ontem, a polícia havia recapturado apenas quatro fugitivos.

A fuga aconteceu duas semanas após o policial civil responsável pela carceragem e toda a guarda do presídio, formada por 12 policiais militares, serem afastados por determinação da juíza Lilian Castanho. Os policiais são investigados por assegurar regalias aos detentos, mediante cobrança de propina.

Denúncia

Ainda nesta quinta-feira de manhã, o Serviço de Inteligência (P2) do 10.º Batalhão da Polícia Militar recebeu denúncia de que estava em curso um plano para resgatar presos no minipresídio de Apucarana. Ao investigar a denúncia, uma equipe da PM prendeu quatro homens que ocupavam um Volkswagen Gol vermelho.

A prisão aconteceu duas horas antes da fuga, no bairro Barra Funda. E, mesmo com o grupo confessando que iria dar apoio a fuga do minipresídio, o plano dos detentos teve continuidade e foi bem-sucedido. Um dos quatro homens presos antes da fuga havia sido resgatado da cadeia pública de Jandaia do Sul há três meses e estaria agora retribuindo o favor a um outro encarcerado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]