Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Centro-Oeste do Paraná

Presos fogem pelo teto de delegacia em Goioerê

Unidade vem recebendo reforços na segurança, incluindo câmeras e uma gaiola de tela de aço no solário

Quatorze detentos da galeria B fugiram da delegacia de Goioerê, Centro-Oeste do estado, na madrugada desta quarta-feira (20), após abrir um buraco no teto da carceragem. Os presos arrancaram as barras de ferro da única porta de uma cela, cavaram um buraco no teto e fugiram pulando um muro da delegacia.

O policial de plantão percebeu a fuga após o alarme da cerca elétrica disparar. Apenas um detento foi recapturado. "Os presos romperam uma parte mais frágil da laje, chegaram ao teto e fugiram", conta o delegado Edson Rosa. "Ontem (terça) seria realizada uma revista no interior da delegacia."

Ele espera que em um mês os presos sejam recapturados. "Uma parte reside na cidade e a outra em municípios vizinhos, o que deve facilitar a busca pelos fugitivos", diz.

Gaiola

A fuga acontece 70 dias após ser instalada uma gaiola no solário da delegacia. A estrutura de ferro coberta por uma tela de aço custou cerca de R$1,5 mil e foi implantada para dificultar as fugas e para evitar a entrada de drogas, canivetes, estiletes, celulares e pedaços de serra utilizado pelos presos para serrar as grades de aço. Os objetos, segundo Rosa, eram lançados por parentes dos detentos do pátio do Detran para o interior da carceragem.

No ano passado, o delegado instalou câmeras, reforçou as paredes externas e construiu uma galeria ao lado da parede do solário. "Por conta dos reforços na estrutura da delegacia há seis meses não aconteciam fugas", conta Rosa.

Superlotação

Com capacidade para 32 presos, a carceragem abrigava 87 detentos. Por causa da superlotação, no início do ano, Rosa retirou oito das 10 portas de ferro.

"Além das infiltrações nas paredes, as partes hidráulicas e elétricas são velhas, o que contribui para facilitar as fugas", reclama. Segundo ele, novas medidas em estudo serão tomadas para dificultar fugas na unidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.