• Carregando...

Setenta presos tentaram fugir da delegacia de Guaratuba, no Litoral do estado, na tarde de domingo (28). Os detentos se rebelaram e fizeram um policial refém. A confusão começou quando os presos tomavam ar no corredor que dá acesso às celas. A rebelião só foi controlada por volta da 3 horas da madrugada desta segunda-feira (29).

De acordo com informações do ParanáTV 1ª Edição, o policial teria entrado no corredor para mandar que todos os detentos voltassem para suas celas. O local onde o agente fica para dar a ordem é normalmente seguro, pois tem uma grade de proteção. Os presos, porém, haviam arrombado o cadeado sem que ninguém percebesse. O policial foi rendido e os presos iniciaram uma tentativa de fuga em massa.

Uma policial, que também estava de plantão, percebeu a movimentação e fechou imediatamente a porta principal da carceragem. O policial Nelson Oliveira Lopez, de 54 anos, foi golpeado varias vezes com armas artesanais e sofreu ferimentos cabeça, ouvido e outras parte do corpo.

A Polícia Militar foi chamada e a rebelião só terminou por volta das 3 horas da madrugada desta segunda-feira (29). O policial mantido refém sofreu duas paradas cardíacas. Ele foi encaminhado para o Hospital Evangélico, em Curitiba, e não corre risco de morte.

A delegacia de Guaratuba tem capacidade para 20 presos, mas abriga 70.

Paranaguá

Há duas semanas, os presos da cadeia pública de Paranaguá, no Litoral do estado, se rebelaram duas vezes, na madrugada de sábado (13) e no início da tarde de segunda-feira (15). Os detentos reclamavam da superlotação e falta de água na carceragem. Na época a carceragem abrigava 206 presos e a capacidade era para apenas 27 detentos.

Na segunda-feira (22), 17 mulheres foram transferidas. As detentas, todas já condenadas pela justiça, foram transferidas para o Centro de Triagem I, em Curitiba, que abriga exclusivamente mulheres. Outros 30 detentos já haviam sido removidos da delegacia na última quinta-feira (18). Eles foram encaminhados para o Centro de Triagem II, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]