Cerca de 600 quilos de musgo extraídos ilegalmente em uma região da Floresta Atlântica, em Paranaguá, no litoral paranaense, foram apreendidos na madrugada de ontem quando eram transportados para a cidade de Registro, em São Paulo. Os 59 sacos com a vegetação estavam na caçamba de um veículo Fiorino abordado no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizado no quilômetro 498 da BR-116, em Cajati (SP), a 180 quilômetros de Curitiba.
A ação policial ocorreu por volta das 4 horas. O motorista Adilmar Ribeiro da Rocha e o passageiro Jurandir Mariano Domingues não tinham nota fiscal ou documento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que autorizasse o transporte de produtos florestais. Segundo o policial Paulo Marchioro, os dois alegaram que o musgo seria usado no preparo de vasos de orquídeas e outros arranjos florais. O carregamento, o veículo e os dois homens foram encaminhados para a Delegacia de Cajati.
Lá, de acordo com o escrivão Anago Lopes Trigo, Rocha e Domingues foram autuados em flagrante e liberados depois de assinar um termo circunstanciado por crime ambiental. "Eles contaram que compraram cada saco com musgo por R$ 4 de um homem em Paranaguá e iriam revender em Registro para lojas, floriculturas e feirantes", conta Trigo. Os sacos têm peso médio de 10 quilos. A vegetação foi periciada e deverá ser doada para uma entidade assistencial.
Um relatório deve ser encaminhado ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para que as autoridades cheguem aos responsáveis pela extração. Segundo o fiscal de meio ambiente Claudemir Barbosa Coleraus, a multa pode chegar a R$ 50 mil. "Com a exploração, esse tipo de material demora para ser recuperado. Não se pode estimar o tempo que isso pode levar", avalia Coleraus.
Os musgos têm uma função essencial para as florestas. De acordo com o biólogo Rodrigo Kersten, são plantas que capturam facilmente a umidade do ar e deixam o ambiente mais úmido. Além disso, ajudam a sustentar outras plantas, como orquídeas e bromélias, nos troncos e galhos das árvores. "Se não tivesse o musgo, a floresta seria mais seca."



