Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crime ambiental

PRF apreende musgo extraído no PR

Cerca de 600 quilos de musgo extraídos ilegalmente em uma região da Floresta Atlântica, em Paranaguá, no litoral paranaense, foram apreendidos na madrugada de ontem quando eram transportados para a cidade de Registro, em São Paulo. Os 59 sacos com a vegetação estavam na caçamba de um veículo Fiorino abordado no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizado no quilômetro 498 da BR-116, em Cajati (SP), a 180 quilômetros de Curitiba.

A ação policial ocorreu por volta das 4 horas. O motorista Adilmar Ribeiro da Rocha e o passageiro Jurandir Mariano Domingues não tinham nota fiscal ou documento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que autorizasse o transporte de produtos florestais. Segundo o policial Paulo Marchioro, os dois alegaram que o musgo seria usado no preparo de vasos de orquídeas e outros arranjos florais. O carregamento, o veículo e os dois homens foram encaminhados para a Delegacia de Cajati.

Lá, de acordo com o escrivão Anago Lopes Trigo, Rocha e Domingues foram autuados em flagrante e liberados depois de assinar um termo circunstanciado por crime ambiental. "Eles contaram que compraram cada saco com musgo por R$ 4 de um homem em Paranaguá e iriam revender em Registro para lojas, floriculturas e feirantes", conta Trigo. Os sacos têm peso médio de 10 quilos. A vegetação foi periciada e deverá ser doada para uma entidade assistencial.

Um relatório deve ser encaminhado ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para que as autoridades cheguem aos responsáveis pela extração. Segundo o fiscal de meio ambiente Claudemir Barbosa Coleraus, a multa pode chegar a R$ 50 mil. "Com a exploração, esse tipo de material demora para ser recuperado. Não se pode estimar o tempo que isso pode levar", avalia Coleraus.

Os musgos têm uma função essencial para as florestas. De acordo com o biólogo Rodrigo Kersten, são plantas que capturam facilmente a umidade do ar e deixam o ambiente mais úmido. Além disso, ajudam a sustentar outras plantas, como orquídeas e bromélias, nos troncos e galhos das árvores. "Se não tivesse o musgo, a floresta seria mais seca."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.