Dezoito pessoas foram detidas durante a "Operação Guaíra", no Oeste do estado. A ação feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou no dia 17 e terminou na terça-feira (23). O principal objetivo foi o combate à criminalidade nas rodovias federais de Guaíra. Segundo a polícia, essa foi a primeira de várias operações que a PRF vai realizar na região.
Nos sete dias da "Operação Guaíra" foram apreendidos 10 veículos, 50 comprimidos de remédios, 2,5 quilos de crack e 39,6 quilos de maconha. Vários equipamentos eletrônicos e de informática, além de cigarros contrabandeados, foram apreendidos.
A operação foi motivada por pedido do Ministério Público Federal (PRF) de Umuarama, no Noroeste, em razão dos altos níveis de criminalidade constatados em Guaíra. A região é considerada vulnerável às ações criminosas relacionadas ao tráfico de drogas, armas e munições, contrabando, furto e roubo de veículos, tráfico de seres humanos e exploração sexual infanto-juvenil.
As dificuldades de fiscalização se dão por conta da região ser fronteira com o Paraguai e da área do lago de Itaipu, bastante extensa.



