• Carregando...

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sérgio Póvoa Pires, garantiu nesta quarta-feira (7) que a primeira Via Calma de Curitiba - na Avenida Sete de Setembro - ficará pronta antes da Copa do Mundo. O Mundial começa em 12 de junho.

Ele admitiu que os operários correm contra o tempo, mas também citou o fato de haver uma negociação em curso com o prefeito para marcar o dia da inauguração. "Não tenho a data exata, mas será antes da Copa."

Essa deve ser a primeira Via Calma da capital, onde os ciclistas têm preferência e devem transitar pelo lado direito da via. Além disso, a velocidade máxima permitida na Avenida, entre a Rua Mariano Torres e a Praça do Japão, deve ser de 30 km por hora.

"O mais importante é a filosofia do projeto, de apostar no ser humano e não na máquina. Os ciclistas vão se tornar visíveis, hoje ficam invisíveis no trânsito. Queremos ver o que vai acontecer, mas um exemplo do que pode ocorrer é estender a proposta para outros locais com vias exclusivas dos ônibus", disse Pires.

Fim de maio

A previsão da Secretaria Municipal de Obras é mais "apertada". A pasta informou nesta quarta que a via via calma deve ser entregue até o fim deste mês. O prazo é o mesmo para as obras de recape do entorno da Arena da Baixada.

Segundo a secretaria, o recape do asfalto da Avenida Sete de Setembro já está finalizado. Para concluir as obras, falta uma readequação arquitetônica na região próxima a Praça do Japão para garantir mais segurança aos pedestres e ciclistas e a colocação da sinalização, que deve ser iniciada nos próximos dias pela Secretaria de Trânsito (Setran).

Ainda de acordo com o IPPUC, agora são realizadas intervenções de finalização no local, como acerto de geometria das faixas para bicicletas e trabalhos de sinalização horizontal (na pista) e vertical (placas).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]