Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Grande Curitiba

Problema que prejudicou atendimento na Receita Federal foi resolvido

Cerca de mil contribuintes deixaram de ser atendidos durante os dois dias de paralisação

Atualizado em 17/10/2006 às 16h56

Durante a tarde desta quarta-feira, a Receita Federal anunciou que o problema que prejudicou o atendimento ao público nos últimos dois dias foi finalmente resolvido. Uma falha na transmissão de dados entre a Delegacia de Curitiba e a base de dados da RF em São Paulo foi a causadora de todo o transtorno. O atendimento foi precário desde as 9h de terça-feira até o fim do expediente desta quarta, às 15h.

O delegado substituto da RF em Curitiba, Eduardo José Albuquerque, afirmou que a Embratel já conseguiu identificar a falha. "Desde ontem tínhamos um problema de comunicação entre a delegacia de Curitiba e o Serpro-SP, que é a base dos dados da Receita. A Embratel trabalhou nisso e por volta das 13h de hoje (quarta) o problema foi solucionado e o sistema voltou ao normal".

Os serviços que foram totalmente prejudicados foram os de emissão de Certidão Negativa, listagens de pendências fiscais, retificação de Darf (guia de pagamento) e pedido de cópia de declaração de imposto de renda. "Para emitir essa certidão negativa, por exemplo, precisamos acessar os dados armazenados dos contribuintes e não estávamos conseguindo fazer isso".

Cerca de mil pessoas deixaram de ser atendidas pela RF em Curitiba e região Metropolitana. O delegado Eduardo Albuquerque aconselha que os contribuintes evitem ir até a delegacia nesta quinta-feira. "Como ficamos dois dias sem atendimento, teremos um volume muito grande de pessoas procurando os serviços da Receita. É melhor deixar para ir na sexta-feira"

De acordo com o funcionário da RF, cerca de 90% do atendimento ficou prejudicado durante os dois dias de paralisação no sistema. Confira como foi o problema na terça-feira

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.