Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Procura por linha Turismo cresce 60% com ônibus de dois andares

 | Orlando Kissner/SMCS
(Foto: Orlando Kissner/SMCS)

O número de passageiros que embarcam na linha Turismo de Curitiba aumentou cerca de 60% desde a implantação dos ônibus de dois andares, os double-decker. De acordo com informações da prefeitura da cidade, nos últimos seis meses, entre 17 de novembro de 2008, início da circulação dos ônibus, e 17 de maio deste ano, 272.415 pessoas passearam nos novos veículos. Entre 2007 e 2008, no mesmo período, 173.080 haviam usado a linha.

"A linha Turismo é um forte atrativo para fazer com que o turista de negócios e o turista comum permaneçam mais tempo na cidade", disse Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo, à agência de notícias da prefeitura. A taxa média de permanência é dos turistas é de 4,6 dias. Segundo Juliana, o habitante de Curitiba é o principal divulgador da linha Turismo. "Muitos curitibanos ainda não conhecem todos os pontos por onde o ônibus passa e acabam se encantando com o que veem. Os curitibanos são nossos maiores multiplicadores de opinião", afirmou.

Os ônibus double-decker têm o dobro da capacidade da jardineira, o tradicional ônibus da linha Turismo, que circula há 15 anos. Com a implantação dos novos veículos, o número de bancos aumentou de 32 para 66 e a capacidade total subiu de 76 para 92 pessoas. Os veículos têm 55 assentos no segundo piso, equipados com cinto de segurança de dois pontos, porta-copos e porta-folhetos.

O piso inferior tem 11 poltronas, duas delas com largura maior que o padrão. Também há espaço reservado e adaptado para cadeirantes, com trava de roda e cinto de segurança. A área também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia.

Os novos ônibus ainda têm piso baixo, com uma plataforma que desliza na mesma altura da calçada, facilitando o embarque de pessoas com dificuldades motoras. O sistema de som é digital, inclusive no deque superior, e transmite as informações sobre os pontos turísticos em três idiomas (inglês, espanhol e português).

O novo modelo tem carroceria com quatro metros de altura; são 80 centímetros a mais do que as jardineiras. Segundo a prefeitura, por razões de segurança, todos os obstáculos ao longo do trajeto da linha – como fiação de energia e telefonia, árvores, semáforos e placas de trânsito – foram elevados para altura mínima de segurança de cinco metros.

Nos ônibus de dois andares, o piso superior fica ao ar livre e proporciona uma vista panorâmica do trajeto. Os veículos são similares aos que circulam em cidades europeias como Londres, Paris, Madri e Barcelona. Em Curitiba, o ônibus passa por 23 pontos turísticos, em um percurso de 40 quilômetros que dura cerca de duas horas e meia. Ao comprar a passagem, o passageiro recebe uma cartela com cinco tíquetes, que dá direito ao primeiro embarque e mais quatro reembarques, em qualquer uma das paradas do trajeto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.