• Carregando...
Dezenas de professores da rede municipal se vestiram de preto e protestaram contra o aumento salarial de 6% concedido pela prefeitura . | Luiz Carlos da Cruz /  Gazeta do Povo
Dezenas de professores da rede municipal se vestiram de preto e protestaram contra o aumento salarial de 6% concedido pela prefeitura .| Foto: Luiz Carlos da Cruz / Gazeta do Povo

Enquanto em diferentes cidades do país protestos contra o governo federal se alastraram durante as comemorações do 7 de Setembro, em Cascavel, com exceção de uma manifestante solitária que levou para a Avenida Brasil um cartaz de apoio a Operação Lava Jato, as manifestações tiveram como alvo o prefeito Edgar Bueno (PDT). Dezenas de professores da rede municipal se vestiram de preto e protestaram contra o aumento salarial de 6% concedido pela prefeitura e principalmente o pagamento de abono salarial para chegar ao piso nacional da categoria. Os professores cobram a incorporação do abono aos vencimentos.

Enquanto entidades civis e militares participavam do desfile, os professores balançavam em uma rede um boneco representando o prefeito e seguravam faixas com palavras de ordem. Eles também distribuíram panfletos durante o evento. O boneco foi em resposta a uma declaração recente do prefeito que disse que os professores que os professores querem “sombra, água fresca e um ‘troquinho’ a mais para tomar cerveja”.

O presidente do Siprovel (Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino), Amilton Peletti, disse que foi uma forma bem humorada e ao mesmo tempo triste de responder a provocação do prefeito. “Agora seria o momento para ele desfazer aquela frase e, quem sabe, fingir que valoriza o professor e pagar aquilo que merecemos”, afirmou. A manifestação, segundo ele, foi para dizer que sombra e água fresca quem tem não é o trabalhador, mas a classe política. O Siprovel promete mover uma ação judicial contra a prefeitura para que o abono salarial seja incorporado aos salários.

O prefeito preferiu não comentar sobre o protesto. “Espero que os professores saibam o que estão fazendo”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]