Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Por ora

Professores da UFPR decidem por não realizar greve

Em assembleia nesta quarta-feira (26) os docentes deliberaram pela não retomada da paralisação de 2012. Decisão será levada para encontro nacional neste fim de semana

Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiram em assembleia nesta quarta-feira (26), em Curitiba, que não irão retomar a greve geral da categoria, realizada em 2012.

A deliberação será encaminhada agora para a assembleia do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), neste fim de semana, em Brasília, para decidir os próximos passos do movimento em todo o país.

Conforme a assessoria de imprensa da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), a decisão nacional não interfere na escolha local, mas os docentes podem reavaliar o posicionamento a partir do que for deliberado. A APUFPR informou que pelo menos 180 professores participaram do encontro, no auditório do Centro Politécnico, no Jardim das Américas.

Opiniões divididas

Durante a assembleia, a opinião dos professores ficou dividida entre os que eram favoráveis e os contrários à paralisação.

Enquanto parte dos docentes argumentou que a greve da categoria perderia força neste momento, frente ao movimento das outras classes, alguns professores veem uma oportunidade de chamar a atenção e conquistar a opinião pública com uma mobilização neste momento. Houve professores, porém, que contra-argumentaram a proposta, ao afirmar que o movimento perdeu grevista o apoio dos estudantes devido à paralisação de 2012.

Exigências

De acordo com a assessoria de imprensa da associação, a razão para os professores discutirem uma nova greve está no fato de o governo não ter cumprido com as promessas feitas para a categoria. Em 2012, o Executivo nacional se comprometeu a reestruturar o plano de carreira da categoria e a investir na infraestrutura das universidades.

Além disso, a entidade reclama que a reposição salarial ficou defasada devido ao aumento da inflação desde 2012. Segundo a APUFPR, em alguns níveis de carreira as perdas chegam a 7%.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.