Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mobilização

Professores da UTFPR votam contra a greve

Os professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – antigo Cefet – decidiram se manter contrários ao início, em 48 horas, de um movimento grevista no estado. Em assembléia realizada no fim da tarde de ontem, por 53 votos a 26 (houve uma abstenção), eles mantiveram o indicativo de greve, mas sem data marcada para o início da manifestação. Uma nova assembléia foi agendada para 27 de outubro, quando o assunto voltará a ser discutido.

A categoria reivindica reajuste salarial de 18%, a incorporação dasgratificações e a abertura de concursos para a contratação de novos docentes. Na última sexta, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a concessão de um reajuste salarial de até 25% aos professores do ensino superior. O Sindicato dos Docentes do Cefet (Sindocefet), porém, reclama que a medida deixa de lado professores aposentados e aqueles que têm apenas a graduação. "Na verdade, ele (o aumento) é para os professores com titulação de doutor. As diferenças salariais seriam enormes na UTFPR", diz a presidente do Sindocefet, Nanci Stancki.

Segundo Nanci, uma comissão vai elaborar um documento com as reivindicações dos professores para ser entregue em mãos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presença de Lula é aguardada em Curitiba para a cerimônia oficial da transformação do Cefet em Universidade Tecnológica, prevista para o fim do mês.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.