Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
educação

Professores fazem semana de defesa do ensino público

Amanhã, nas escolas estaduais de todo o Paraná, o dia será de aulas mais curtas, com 30 minutos de duração (e não 50). A redução tem o objetivo de dar à comunidade escolar a chance de analisar os problemas regionais e nacionais da educação em uma semana de discussões que termina na sexta-feira. As escolas municipais de Curitiba não mudarão horários de aula, mas terão reuniões diárias entre professores. A programação faz parte da VII Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida em todo o país pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

"Estas manifestações têm aproximado mais os alunos do debate e conscientizado a comunidade sobre as dificuldades dos professores. A tarefa de defender uma educação de melhor qualidade é de toda a comunidade escolar", afirma José Lemos, presidente da APP-Sindicato, entidade que representa os professores da rede estadual de ensino. Ao longo da semana, a pauta nacional de debates inclui a valorização do profissional da educação, a necessidade de mais recursos, a saúde dos professores e a democratização escolar.

Questões regionais também serão debatidas, segundo Lemos. "Vamos falar sobre os projetos de lei que tramitam na Assembléia Legislativa na área da educação, como a elaboração de um Plano de Cargos e Salários para os funcionários das escolas e o reajuste salarial dos professores equivalente ao dos outros servidores estaduais", informa.

Representantes do Paraná devem participar amanhã, em Brasília, de uma manifestação no Congresso Nacional, promovida pelo CNTE. "Queremos a implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)", afirma a secretária de imprensa e divulgação da CNTE, Marlei Fernandes. Em Curitiba, amanhã à tarde, os professores vão à Assembléia Legislativa expor suas reivindicações. Lemos fará um discurso de 30 minutos, como parte da programação de debates e em comemoração ao aniversário de 59 anos da entidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.