• Carregando...

O sindicato que representa os professores da rede municipal de ensino em Paranaguá participou nesta quarta-feira (04) de uma reunião com o prefeito Edison Kersten e secretários municipais para avaliar novas propostas para a categoria, que está em greve desde a última sexta-feira (27).

Os professores pedem melhorias na infraestrutura das escolas e centros de educação infantil (Cmeis), além de direitos salariais e outras exigências. O Sismmap (Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Paranaguá) informou que a decisão sobre manter ou encerrar a greve só será tomada nesta quinta-feira (05), em assembleia com os educadores, às 16h, em frente a sede Prefeitura de Paranaguá.

Segundo a Prefeitura de Paranaguá, uma nova reunião está marcada para o dia 12 de março. Assim que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) responder os questionamentos feitos sobre a legalidade de algumas decisões tomadas pelo município, uma nova reunião será convocada com o Sismmap.

Confira as propostas feitas pelo município:

- Avaliação da estrutura e infraestrutura das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que será feito por um engenheiro no decorrer do ano. Nas instituições que estão em situação mais delicada (Escola Gabriel de Lara e Caic) o levantamento já está sendo feito. Depois, uma empresa será contratada para executar as obras necessárias.

- Capacitação dos professores através de oficinas, cujos temas se mostraram mais importantes em um levantamento feito no final de 2014.

- Eleições diretas para diretores da rede municipal.

- Criação de um fundo rotativo para que os diretores possam realizar pequenas compras e pagar por serviços.

- Avaliar a possibilidade de revogação do Decreto Nº 1.972, que interfere na aposentadoria do funcionalismo, através da Paranaguá Previdência.

- Estagiários não podem assumir a regência de classe e os casos registrados devem ser informados à Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral.

- Divulgação da folha de pagamento através do Portal da Transparência, até sexta-feira (06).

- Criação de um comissão para participar da elaboração do plano de carreira, com representantes do Sismmap.

- Pagamento do piso nacional do magistério e acerto dos retroativos de 2013, 2014 e 2015. A decisão ainda vai ser avaliada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná para saber se haverá possibilidade de pagamento, devido ao comprometimento de 54% da arrecadação municipal.

- Piso nacional será pago no salário-base e não como complemento, ao contrário do que acontecia anteriormente.

- Parcelas e retroativos de elevações do piso nacional serão pagos em três parcelas.

- Faltas dos servidores durante a greve serão abonadas, após avaliada a legalidade da decisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]