• Carregando...

A decisão do prefeito Eduardo Paes de banir o Uber repercutiu na imprensa internacional. O jornal americano The New York Times afirmou que a proibição ocorre num momento em que várias grandes cidades brasileiras têm enfrentado dificuldades para lidar com o aplicativo, que afeta os motoristas de táxi.

“O Uber está proibido”, disse o prefeito em uma coletiva de imprensa.

Eduardo Paes sancionou ontem a lei que torna ilegal o transporte de passageiros por motoristas não-licenciados. O descumprimento da medida poderá render multas de até R$ 2 mil. Porém, segundo o NYT, o prefeito — que é fã de tecnologia — estaria aberto a negociar com representantes do Uber possibilidades de legalização e regulação do serviço.

A publicação destaca que o aplicativo tem motivado protestos de taxistas “de Londres a Nova Déli”, uma vez que rompe com o modelo tradicional do negócio. Em julho, milhares de motoristas de táxi protestaram no Rio, bloqueando importantes vias da cidade na hora do rush.

O Uber diz que a proibição vai contra as escolhas dos clientes, já que o Rio é uma cidade conhecida pelo trânsito caótico e por taxistas mal-educados. Segundo a empresa, uma campanha conseguiu que 700 mil e-mails fossem enviados para a prefeitura pedindo que Paes vetasse a lei.

A empresa sugere que o Brasil introduza um sistema parecido com o que está sendo implementado no México. Lá, motoristas cadastrados no aplicativo pagam uma taxa que alimenta um fundo destinado a melhoria da qualidade do transporte público. No Rio, essa proposta teria dificuldades para vencer o lobby feito por taxistas, que viram a lei ser aprovada com facilidade pela Câmara dos Vereadores.

Paes disse que a prefeitura tem planos para desenvolver um aplicativo próprio, que permitiria que usuários avaliassem o serviço prestado por taxistas, uma das principais vantagens do Uber hoje.

O New York Times cita a reportagem publicada ontem pelo GLOBO, que mostrou o prefeito assumindo o volante de um táxi a fim de recolher opiniões dos moradores sobre o estado da cidade. Quando perguntado sobre o motivo de não estar dirigindo um Uber, Paes foi direto:

“Eu não posso dirigir um Uber. É ilegal”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]