Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tratamento capilar

Projeto de lei quer proibir uso de formol em escova progressiva

Texto ainda tem que ser aprovado pelo governador. Projeto também prevê limites para o uso de outros produtos

Será enviado ao governador Sérgio Cabral um projeto de lei que proíbe o uso de formol em escovas progressivas e tratamentos similares nos salões de beleza no estado do Rio. O texto, aprovado em discussão única pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (12), estabelece ainda que os salões devem se basear nos percentuais autorizados pela Anvisa ao manipular qualquer produto químico.

Ainda segundo o projeto, os limites serão expostos em tabela em local visível, inclusive quando for feito uso dos produtos tioglicolato, guanidina ou amônia.

"Com a proposição, faremos com que estes estabelecimentos tenham ao menos, em locais visíveis, a informação do quantitativo de produtos químicos utilizados em seus atos, prevenindo assim todos os consumidores", disse o autor da proposta, deputado Dionísio Lins (PP), que lembrou casos de acidentes com produtos químicos em tratamentos capilares.

Segundo a Alerj, a proposta encarrega os poderes executivos – estadual e municipais – de fiscalizar seu cumprimento. As punições por descumprimento serão definidas de acordo com o que determina a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e as vigilâncias sanitárias locais.

O governador tem o prazo de 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto de lei.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.