• Carregando...

A Rua Riachuelo, no Centro de Curitiba, vai passar por uma revitalização que prevê a transformação da região em um polo gastronômico. O projeto, que faz parte do Programa Novo Centro, foi apresentado a comerciantes e moradores da região nesta semana, pelo prefeito Beto Richa, e envolve o trecho entre as praças Generoso Marques e Dezenove de Dezembro.

O objetivo do projeto é ampliar o potencial turístico, revitalizar o comércio da região e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Segundo a assessoria de imprensa do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto deve aproveitar o potencial da região, sem prejudicar a utilização da área por comerciantes e habitantes.

"A meta é transformar uma área degradada em um grande boulevard gastronômico, com bistrô, cafés e restaurantes, que dividirão com pontos de cultura os atrativos locais", afirmou o prefeito à agência de notícias da prefeitura. "O pano de fundo será a eclética arquitetura da região, repleta de prédios e edificações históricas de grande valor para a cidade".

Na área do urbanismo, estão previstas a remodelação de calçadas e uma nova sinalização para pedestres. Para a segurança, serão implantadas nova iluminação, mais câmeras e presença de 200 novos guardas municipais. Além disso, o projeto prevê uma política de redução de impostos para imóveis com valor histórico; valorização de espaços artísticos e culturais, como o Solar do Barão e pontos no Largo da Ordem; e a ampliação do programa Bom Negócio e Varejo Mais, com qualificação de pequenos e médios empresários e empreendedores, em parceria com o Sebrae. Ao todo, são 913 comerciantes na região.

Na ocasião da apresentação do projeto, o administrador da Regional Matriz, da prefeitura, Omar Ackel, anunciou, para junho, a primeira feira do escambo na Riachuelo, que será feita aos domingos, e contará com a participação de lojistas da rua, principalmente proprietários do comércio de móveis e roupas usados. A feira terá também costureiras e marceneiros para reparos rápidos.

Conscientização

Além da reforma na Rua Riachuelo, será feito um trabalho de conscientização dos comerciantes da região para que respeitem a legislação e contribuam com a despoluição visual da área. Uma sinalização turística será implantada para o pedestre, para que ele conheça as diversas opções disponíveis na região, que reúne 28 pontos turísticos da cidade. A Linha Turismo terá seu itinerário alterado para que os visitantes passem pela Generoso Marques e sigam pela Riachuelo.

O projeto de revitalização da Riachuelo já estava em andamento na prefeitura e foi reforçado com o trabalho desenvolvido por um grupo de trabalho do qual fazem parte diversas secretarias da administração municipal e instituições ligadas à Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio).

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae traçou o perfil dos comerciantes da região, identificou quem é a clientela e o potencial de crescimento das ruas próximas à praça Generoso Marques. O Senac fará a capacitação dos funcionários, conforme o interesse dos lojistas, e o Sebrae dará consultoria para aqueles que quiserem se modernizar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]