Proposição apresentada pelo vereador Professor Galdino (PSDB) à Câmara Municipal permite que animais sejam sepultados em cemitérios públicos de Curitiba. A justificativa, de acordo com o texto, é que as famílias se apegam aos bichinhos e que as taxas de cremação para animais são caras. Não existe, atualmente, respaldo na legislação para que animais sejam enterrados em cemitérios humanos.
"Quando ocorre o falecimento de um animal muito amado há dificuldades para se dar encaminhamento. Os cemitérios e crematórios particulares cobram altas taxas, o que inviabiliza que pessoas com menos recursos financeiros possam dar um bom encaminhamento ao animal falecido", disse o vereador.
Galdino fala que é preciso acabar com o antropocentrismo (ideia de que o homem está no centro do universo) e buscar uma postura biocêntrica (que valoriza todas as formas de vida), "para que cada vez mais haja a compreensão de que todos os seres são uma unidade".Trâmitação
O projeto foi protocolado na Câmara em 20 de maio e está em análise pela Procuradoria Jurídica, que vai indicar as comissões da Casa que vão analisar a proposta. Ainda não há previsão de quando isso deve acontecer.



