Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
câmara de curitiba

Projeto que permite publicidade em ônibus passa em primeira votação

Vereadores aprovaram projeto de lei por unanimidade. Texto ainda será analisado em segunda votação para só então seguir para sanção ou veto do prefeito Gustavo Fruet

Projeto prevê que empresas explorem  publicidade em ônibus e terminais | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Projeto prevê que empresas explorem publicidade em ônibus e terminais (Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo)

Por unanimidade, os vereadores de Curitiba aprovaram, em primeira votação, nesta terça-feira (19) o projeto de lei que autoriza a publicidade no transporte coletivo da capital. Todos os 30 vereadores presentes aprovaram a medida, que segue para a segunda votação nesta quarta-feira (20). Caso seja sancionado pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT), além da prefeitura, empresas privadas poderão utilizar espaços em ônibus e terminais para explorar publicidade.

O projeto sofreu mudanças durante a tramitação. Segundo o vereador Paulo Rink (PPS), que apresentou a proposta, o texto original previa que o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Setransp) faria a licitação das empresas de publicidade. O texto aprovado estabelece que tanto o sindicato quanto a Urbanização de Curitiba (Urbs) formem uma comissão para licitar os valores.

Apesar da aprovação, o vereador defende maior transparência na administração do dinheiro que eventualmente chegar através da publicidade no sistema de transporte do município. Ele criticou o que seria a falta de transparência da gestão do dinheiro que chega ao Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC). “Nem a CPI do Transporte Coletivo conseguiu ver as finalidades do FUC. Minha preocupação é que fique clara a prestação de contas desse dinheiro”, justificou.

Rink solicitou no projeto que essa prestação de contas seja enviada para o Ministério Público do Paraná (MP-PR), Tribunal de Contas do Paraná (TC) e Câmara de Vereadores de Curitiba. Isso, entretanto, depende de aprovação do prefeito.

O presidente da Urbs, Roberto Gregório, vê a publicidade nos ônibus como uma maneira de angariar receitas complementares ao transporte coletivo. “É uma boa opção para o ponto de vista do interesse público.” Sobre o FUC, Gregório explica que a verba que chega ao fundo é de gestão pública e não vai diretamente ao caixa das empresas de ônibus.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.