Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Marechal Cândido Rondon

Projeto redescobre os segredos da Casa Gasa

Cascavel – A história do ex-combatente nazista Heribert Hans-Joachin Gasa se confunde com a da cidade de Marechal Cândido Rondon, na Região Oeste do Paraná, onde o militar morou por 42 anos, até sua morte em 10 de março de 2003.

A vida e obra do alemão que virou lenda na cidade foram a inspiração para o projeto Gasa: uma vida de muitas histórias, coordenado pelo professor Valdir Gregory, da Unioeste. "Gasa deixou um rico patrimônio histórico e cultural. A idéia é catalogar, organizar e preservar o conjunto patrimonial deixado pelo ex-combatente", afirma o professor. A equipe de pesquisadores já identificou entre seus pertences centenas de fotografias, principalmente sobre a cidade de Marechal Cândido Rondon, uma infinidade de livros escritos em alemão, português e inglês.

Os títulos são voltados as áreas de literatura, física, história, biologia e geografia. Há também diversas câmaras fotográficas, objetos de ótica e pesquisas desenvolvidas por Gasa.

O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foram dez rolos de filme em 8 mm com imagens da época da Alemanha Nazista do ditador Adolf Hitler. "A gente não tem como avaliar ainda esse material. Vamos precisar de mais tempo para pesquisar", frisa Gregory. De acordo com ele, os registros e catálogos do acervo serão feitos com as orientações arquivísticas, museológicas e bibliotecárias.

Para a arquitetura da cidade, a maior herança do alemão foi sua casa. A residência foi projetada pelo próprio Gasa e começou a ser construída em 1966. A planta original está assinada por Arno Noé, construtor de Marechal Cândido Rondon. O endereço virou atração turística do município em razão das histórias que circularam em torno da vida do ex-combatente nazista. Seus porões, com paredes de tijolos maciços de até 40 centímetros de espessura, seriam para suportar ataques aéreos e ainda serviriam de esconderijos para nazistas perseguidos no pós-guerra. As estatuetas de águia, um dos símbolos do Nazismo, estão por toda a casa. A residência é uma mistura de traços culturais da Alemanha, Itália, Grécia, México e outros países que ele conheceu.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.