Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oportunidade

Projeto vai exportar artesanato da região metropolitana de Curitiba

Consultores internacionais da Fundação Oásis Cidade Aberta (Foca), da Itália, estiveram em Curitiba no dia 14 para conhecer, avaliar e selecionar trabalhos de artesãos da região metropolitana. Eles também apresentaram propostas de comercialização, de evolução do desenho e de associação entre os artesãos. O objetivo é exportar os trabalhos para a Europa. Um termo de cooperação sobre o projeto, batizado de "Art Handy" (Arte Prática, em inglês), foi assinado pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec) com a Foca e com a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco).

O Art Handy é um programa internacional que apóia a produção artesanal e a comercialização no exterior. "Vai desenvolver, qualificar e certificar produtos artesanais das comunidades da região, que serão vendidos no mercado internacional", explica o secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Rui Hara. A distribuição será feita pela Foca, que tem diversos pontos de venda na Europa e também nos Estados Unidos, onde serão expostos os trabalhos da região. Todos os itens selecionados receberão certificado da Unesco. Para serem escolhidos, os trabalhos não podem usar mão-de-obra infantil, têm de ser ecologicamente corretos, representar a região do artesão e usar matéria-prima local. (FC)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.