Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Greve

Protesto de policiais no Afonso Pena tem enterro simbólico de diretor da PF

Grevistas também fizeram uma panfletagem entre os usuários do aeroporto

Na coroa de flores usada no protesto dos policiais federais, há a mensagem "E aí PT? Polícia Federal paralisada, corruptos dando risada" | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Na coroa de flores usada no protesto dos policiais federais, há a mensagem "E aí PT? Polícia Federal paralisada, corruptos dando risada" (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Policiais federais em greve fizeram um protesto no Aeroporto Afonso Pena, que serve a cidade de Curitiba, na manhã desta terça-feira (14). A categoria, que reivindica aumento salarial, reestruturação das carreiras e aumento no número de policiais, usou coroas de flores para um enterro simbólico do diretor da corporação, Leandro Daiello.

Além desta ação, os policiais também fizeram uma panfletagem entre os usuários que utilizavam o aeroporto. No texto, acusam o governo federal de omissão com as reivindicações dos grevistas.

Os policiais federais fazem greve nacional desde o último dia 7 de agosto. Desde então, no Paraná, já foram feitas operações-padrão no Aeroporto Afonso Pena e também nas fronteiras com o Paraguai, em Foz do Iguaçu.

A emissão de passaportes, embora atrasada, está sendo feita na Superintendência do Órgão no bairro Santa Cândida, em Curitiba. No entanto, o comando de greve esclarece que o efetivo é menor e pode ocorrer um tempo de espera elevado. Para esclarecer dúvidas, é disponibilizado o telefone do órgão na capital: (41) 3251-7500

Reivindicações

As principais reivindicações da categoria são a reestruturação do plano de cargos e carreiras, a ampliação de efetivo policial e uma maior valorização da corporação.

Sobre o aspecto salarial, os policiais querem um piso de R$ 12 mil para os empregados com nível superior completo, já que atualmente as categorias de agentes, escrivães e papiloscopistas – mesmo com graduação curso universitário – partem da remuneração de R$ 7,7 mil.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.