Protesto pela nomeação de aprovados em concurso para a Defensoria Pública do Paraná está marcado para esta sexta-feira (21), a partir das 16h, na Boca Maldita, em Curitiba. O protesto ocorre pela demora entre a aprovação no concurso público, ainda em 2012, e a nomeação. Dos 528 selecionados para funções em todo o estado, apenas 71 foram nomeados até o momento.
Na página do ato no Facebook, mais de 100 pessoas já haviam confirmado presença até as 15h30 desta quinta (20). O prazo de validade para a nomeação dos aprovados vence em novembro deste ano.
"Sou advogado, recusei trabalhos desde 2012 porque estou aguardando a nomeação e até agora nada", reclama um dos organizadores do protesto, o advogado Marcos Vinicius Moretto, de Pato Branco, que foi aprovado para o cargo de assessor jurídico.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Defensoria Pública do Paraná demonstrou apoio à luta dos aprovados no concurso. A nomeação, segundo explicou o órgão, é um ato conjunto entre a Defensoria e o governo do estado.
Segundo estudo lançado em março do ano passado pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), seriam necessários no Paraná, para atender a demanda, 844 defensores, enquanto hoje há apenas 88 o cálculo leva em consideração a proporção de habitantes com renda de até três salários mínimos, alvo da Defensoria.



