
Os candidatos a uma vaga na Universidade Federal do Paraná (UFPR), que fizeram as provas da primeira fase do vestibular ontem, avaliaram que as questões estavam difíceis, mas num bom nível. Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), os primeiros estudantes que deixaram as salas, liberados a partir das 15h30, estavam confiantes.
Vinícius Zarpellon, 17 anos, morador de Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná, está disputando uma vaga em Medicina. Ele disse que o conteúdo de Biologia estava bem mais pesado do que ele esperava. Já Física, achou mais fácil. Para a estudante Anelise Rocha, 19 anos, de Curitiba, a prova estava difícil, mas tranquila. "Não foi daquelas de sair chorando", afirmou. Esta é a primeira vez que ela tenta uma vaga na UFPR e se mostrou esperançosa.
No Setor de Ciências Agrárias, os candidatos começaram a sair pouco depois das 16 horas. Para Gabriel Keller, também candidato a uma vaga de Medicina, a prova foi cansativa. Ele contou que teve mais dificuldade em Português e achou as questões de Exatas mais tranquilas de se resolver.
Já a candidata de Biomedicina Mel von Liesingen disse que, em geral, a prova estava fácil, mas dependia de atenção. Greyssy Borges, que disputa uma vaga em Agronomia, entregou a prova pouco mais de duas horas depois de ter iniciado. Para ela, que não conseguiu resolver algumas questões de Física, a prova não estava fácil.
Ausentes
Segundo dados do Núcleo de Concursos da UFPR, 5.976 (11,89%) candidatos não compareceram aos locais de prova. No ano passado foram 5.549 (11%). Os índices foram de 9,8% para os candidatos que fazem a prova para a UFPR e 21,7% entre os que disputam vaga para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar.
Interior8,3% faltaram à prova da Universidade Estadual de Londrina
Com um número menor de inscritos, a 1ª Fase do vestibular 2013 da UEL, realizada ontem à tarde, contou com um porcentual de ausência maior do que a do ano passado. Dos 21 mil candidatos, 8,3% não compareceram. Em 2011, dos 26.116 inscritos, 5,9% se ausentaram. Segundo a coordenadora pedagógica da Cops, Gladys de Camargo, essa variação é considerada normal. Ela avalia que o vestibular transcorreu tranquilamente. O campus da UEL concentrou o maior número de estudantes: 5,7 mil.
Andressa Stefano, 19 anos, quer fazer o curso de Letras e disse que esperava uma prova mais difícil. "As questões de Geografia estavam bem mais fáceis do que eu esperava", diz. Paula Pimenta, 17, prestou para Arquitetura e também esperava por uma prova mais difícil, principalmente a de Matemática.
O resultado da 1ª fase e a lista dos convocados para a 2ª fase sai no dia 22 de novembro, a partir das 17 horas. A 2ª fase acontece nos dias 2 e 3 de dezembro. O resultado está previsto para 17 de janeiro de 2013.



