Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

PSDB usará tevê para alavancar Alckmin

Brasília – O PSDB começa a desfrutar na próxima quarta-feira da propaganda partidária a que tem direito neste mês. Serão 45 minutos de inserções em rede nacional de rádio e TV. Há três dias, Lula desafiou a oposição a exibir cenas de CPI na televisão. O tucanato decidiu fazer diferente. Em vez de atacar o adversário, preferiu usar o tempo de que dispõe em junho para "lapidar a imagem" do seu presidenciável Geraldo Alckmin. As cenas de CPI ficam para agosto, quando começa a oficialmente a fase de propaganda eleitoral.

A cúpula do PSDB espera que Alckmin, estacionado nas pesquisas de opinião num patamar que oscila entre 18% e 20%, suba de cinco a dez pontos percentuais na preferência dos eleitores depois da série de comerciais.

Mas o PSDB terá que fazer um malabarismo para apresentar seu candidato. Pela lei, os comerciais de junho só podem ser usados para difundir o ideário do partido. Em circular expedida no início do ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avisou que tiraria do ar peças que tivessem um cunho de promoção pessoal ou que fizessem campanha eleitoral antecipada. No mês passado, o PT fez a apologia de Lula na TV. O PSDB obteve na Justiça Eleitoral uma liminar que tirou a propaganda do ar, obrigando a legenda adversária a refazer parte de seus comerciais. O petismo está decidido a dar o troco. Aguarda apenas a exibição dos anúncios tucanos para protocolar recurso no TSE.

Segredo

Para dificultar a estratégia inimiga, a equipe que cuida das peças promocionais do PSDB evita antecipar o teor da publicidade. Não há dúvida de que Alckmin será a estrela. Busca-se, porém, uma forma de associá-lo à imagem do partido, de modo a evitar a censura da Justiça Eleitoral.

O PSDB tem direito a um tempo de 60 minutos no rádio e na TV e no rádio. As inserções estão distribuídas assim: um programa de 20 minutos, a ser exibido no horário nobre da noite do dia 22, e mais 40 minutos distribuídos em oito dias (cinco minutos por dia, fatiados em cinco peças de um minuto ou dez de 30 segundos).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.