Uma das principais quadrilhas do Sul do país, especializada em assaltar carros-fortes, foi desmantelada por policiais do Paraná e de Santa Catarina. Com o grupo, a polícia também fez uma das maiores apreensões de armamento já registrada no estado. Os bandidos presos planejavam um assalto a carro-forte em Jaraguá do Sul (SC) para os próximos dias.
Depois de três meses de investigações do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), realizada em parceria com a Diretoria Estadual de Investigação Criminal (Deic) de Santa Catarina, policiais prenderam, anteontem, em Curitiba e São José dos Pinhais, André Almeida Gama Borges, 34 anos; Sérgio Francisco da Costa e Silva; 27 anos; e Rogério Mattos da Luz, 29 anos, conhecido por "Batman" e apontado como chefe da quadrilha.
Há cerca de um mês, a polícia do Rio Grande do Sul prendeu José Carlos dos Santos, 30 anos, conhecido por "Seco", um dos integrantes do grupo. Seco informou à polícia sobre a possibilidade do chefe da quadrilha estar residindo na região metropolitana de Curitiba. Com base na troca de informações entre a polícia dos três estados do Sul, foi possível prender, na terça-feira, "Batman" e Borges num consultório médico, no bairro Alto da XV. "Eles estavam tranqüilos e desarmados quando os prendemos", afirmou o secretário de estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
Em seguida, os policiais seguiram até a residência de Batman, no centro de São José dos Pinhais, onde Silva foi encontrado. No local, foram apreendidos quatro veículos com placas clonadas, forte armamento (inlcuindo um fuzil AK-47), computadores com mapas rodoviários de todo o Brasil, fotos de trechos de estradas e de aeroportos.
"Quando Luz obtinha todas as informações sobre o carro-forte que seria alvo do assalto, reunia toda a quadrilha, distribuía todo o aparato necessário e expunha o planejamento", explica o delegado-chefe do Cope, Marcus Vinícius Michelotto. Além de utilizadas para esses roubos, segundo a polícia, as armas apreendidas também eram alugadas para outras quadrilhas do Paraná. Batman é foragido da cadeia de São José dos Pinhais e tem condenações que passam de dez anos de reclusão, e todos os presos possuem antecedentes criminais, segundo Michelotto.



