Doze pessoas foram presas nesta terça-feira (12) em Curitiba e região metropolitana durante a Operação Contramão. Os detidos são acusados de integrar duas quadrilhas especializadas em roubos de veículos e tráfico de drogas. As investigações da Divisão de Narcóticos (Dinarc) e do Centro de Operações Especiais (Cope) apontam que os bandidos roubavam em média quatro carros por dia. Os veículos eram levados para o Paraguai e trocados por droga.
As investigações das quadrilhas começaram separadamente há seis meses. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, os bandidos clonavam placas de carros e colocavam nos veículos roubados. Eles, então, elaboravam um documento falso com o nome do motorista que levaria o veículo para o Paraguai e a placa clonada. Os veículos eram usados para compra de droga que era trazida para distribuição em Curitiba e região.
Em poder da quadrilha foram apreendidos equipamentos para falsificação de chassis, documentos de veículos em branco, dois carros, um revólver calibre 38, três motos, incluindo uma moto Kawazaki mil cilindradas. A polícia encontrou também uma prensa utilizada para fazer as placas dos veículos, diversas placas de carros, além de caracteres para a gravação de chassis.
Foram detidos nesta terça-feira Hélio Gogola, 27, Elisângela Fátima de Lima, 28, David Pires Júnior, 27, Edmundo Petrich Júnior, 27, Jair Narciso Ronsani, 40, Claudecir José Pielak, 37, Alecsander da Graça Santos, 20, Plínio de Oliveira Almeida, 27, Ana Claudia Ribas, 25, Daniel Henrique de Andrade, 27, Márcio Rogério Pigaiani, 27, e Ricardo Vieira Zaze, 28. A Polícia ainda procura por João Fernando Moreira Mattos, Laureci Pielak e Sandro Peres, que não foram encontrados durante o cumprimento dos mandados de prisão.
Ramificações das quadrilhas
Outros 16 integrantes das mesmas quadrilhas foram presos ao longo da investigação. Em julho, Aílton José Braz, José Reinaldo Gerônimo, Luiz Marcelo Schempk e Carlos André da Conceição foram detidos por tráfico de drogas. Com eles foram apreendidos cerca de 200 quilos de maconha e dois quilos e meio de crack. A polícia também prendeu Fernando Silveira da Silva, João Nassa Kumer, Elias Pires Garcia, Cristiano Fagundes, Dirceu Carvalho da Fonseca, Paulo Sérgio Faria, pelos crimes de roubo, receptação, furto e porte ilegal de arma.
No dia 8 de novembro o Cope ainda prendeu e autuou em flagrante, em Araucária, Orlando Figura, 52, Diego Figura, 20, Adair Schaurich, 32, Adélia Scheffer, 36, Vandelino Werner, 32, e Giane Gregor Soster, 22 anos. Eles foram presos por receptação, adulteração de documento público e formação de quadrilha.



