Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
chuva no PR

Quase 125 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas do fim de semana no Paraná

Ao todo, 27 cidades do Estado sofrem com os efeitos das chuvas. Cerro Azul e Ponta Grossa estão entre as mais prejudicadas

O número de pessoas afetadas pelas chuvas no Paraná desde a última sexta-feira (29) até a tarde desta terça-feira (2) chega a 124.982, segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado, às 17h. O número de municípios atingidos já é de 27.

Uma das cidades mais afetadas foi Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba. O município chegou a apresentar 16.345 pessoas atingidas pelas consequências das chuvas. No início da manhã, 7,2 mil pessoais ainda estavam isoladas nas áreas rurais. Segundo a Defesa Civil, os locais já tiveram acesso reestabelecido.

A terra que caiu sobre a PR-092 foi removida e já era possível chegar ao município nesta terça-feira. A cidade estava completamente isolada na segunda-feira (1º) por causa da chuva que caiu desde o fim de semana. Houve alagamentos, deslizamento de terra e queda de pontes em Cerro Azul.

Até as 17h desta terça-feira, o acesso ao município pela cidade de Doutor Ulysses permanecia interditado por causa da queda de uma ponte sobre o Rio Ribeira, também na PR-092, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A ponte é ligação entre o município e Cerro Azul. A Defesa Civil do município faria uma reunião às 17h desta terça-feira para discutir a situação das enchentes no local. Segundo o órgão, quase toda a cidade sofre com os prejuízos causados pela chuva.

A coordenadoria estadual da Defesa Civil informou que pela manhã 15 pessoas ainda estavam desabrigadas e que a situação, no decorrer do dia, já teria se normalizado. A reportagem da Gazeta do Povo não conseguiu contato com o órgão de Cerro Azul até as 18h para saber o número atualizado de desabrigados.

Na Região Metropolitana de Curitiba, além de Cerro Azul e da capital, 11 outros municípios tiveram problemas por causa das chuvas, que causaram deslizamentos, alagamentos e enxurradas. Doutor Ulysses teve 6 mil habitantes atingidos, sendo o segundo da RMC com maior número de habitantes que sofreram com as chuvas. Na sequência, aparece a cidade de Almirante Tamandaré, com 3 mil pessoas afetadas.

Desabastecimento

A falta d'água atingiu cerca 200 mil pessoa na segunda-feira (1º) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Bombas dos sistemas de captação de água de Alagados e Pitangui foram danificadas por causa da chuva. Os consertos foram concluídos e o abastecimento retomado durante a tarde desta terça-feira, segundo a Sanepar.

Até o início da noite desta terça, o fornecimento de água para a cidade estava quase todo normalizado. Somente no bairro Santa Mônica os moradores ainda eram prejudicados pelo desabastecimento. Segundo a assessoria de comunicação da Sanepar, os problemas ocorriam porque o bairro se localiza em uma região mais alta do município e a água precisa de mais força para ir do reservatório até as casas.

Ao todo, 95 mil pessoas já foram atingidas pelas consequências das chuvas na cidade, segundo o balanço da Defesa Civil.

Os moradores de Prudentópolis, no Sudeste paranaense, também tiveram o fornecimento de água prejudicado pelas chuvas. Segundo a Sanepar, problemas na captação de água no Rio dos Patos, que abastece a cidade, interromperam o fornecimento de água. A assessoria de imprensa do órgão disse que, até as 23h desta terça-feira, os moradores teriam o abastecimento normalizado.

Confira na galeria de fotos as imagens da chuva em Curitiba e RMC na segunda-feira

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.