• Carregando...
A Colônia Penal Agroindustrial do Paraná vai liberar 1.120 detentos para passar as festas de fim de ano em casa | Marcelo Elias / Arquivo/ Gazeta do Povo
A Colônia Penal Agroindustrial do Paraná vai liberar 1.120 detentos para passar as festas de fim de ano em casa| Foto: Marcelo Elias / Arquivo/ Gazeta do Povo

Quase dois mil presos sairão de oito penitenciárias do Paraná temporariamente para as festas de Natal e ano-novo. Os detentos já cumprem pena em regime semiaberto normalmente, mas devido às festividades de final de ano, foram autorizados pela Justiça a saírem temporariamente a partir do dia 23 de dezembro. Eles devem retornar às unidades até o dia 5 de janeiro.

Das oito unidades que mantêm presos no regime semiaberto no Paraná, a Colônia Penal Agroindustrial do Paraná (Cpai), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, terá o maior número de beneficiados, com 1.120 liberações. As demais autorizações de saída temporária serão concedidas nas unidades do interior do estado.

De acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), os presos têm liberdade diferenciada, conforme cada pena. Dependendo do destino, se permanecerem na cidade de origem ou se viajarem para cidades do Paraná ou outros estados, os presos podem ficar fora da unidade de 6 a 12 dias. No último ano, o índice de presos que não retornaram às unidades após as saídas temporárias foi de 5,6%.

Essas saídas estão fundamentadas na Lei de Execução Penal. O benefício é concedido apenas para presos em regime semiaberto. O objetivo é garantir ressocialização de presos, por meio do convívio familiar e da atribuição de mecanismos de recompensas e de aferição do senso de responsabilidade e disciplina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]