Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tempestade

Queda de granizo afetou 10.461 pessoas na última terça, diz Defesa Civil

Levantamento do órgão estadual aponta que 2.796 casas foram danificadas, com balanço de 44 pessoas ficaram desalojadas e oito desabrigadas

 |

A chuva com granizo que atingiu com força pelo menos 15 cidades do Paraná, na terça-feira (25), atingiu 10.461 pessoas, aponta levantamento da Defesa Civil do estado. Conforme os dados divulgados nesta quinta-feira (27), 2.796 casas foram danificadas por granizo, vendavais e enxurradas.

Os números mostram que 44 pessoas ficaram desalojadas e oito desabrigadas no estado. A situação mais crítica foi registrada em Maripá. No município, que fica a 32 quilômetros de Marechal Cândido Rondon, no oeste do estado, 2.850 pessoas foram afetadas. Foram contadas 700 casas danificadas pela queda das pedras de gelo, com 15 desalojados e sete desabrigados.

Conforme informações da prefeitura da cidade, uma distribuição de lonas emergencial precisou ser feita na região. Telhas também foram distribuídas pela Defesa Civil estadual durante a semana, mas cerca de 40% das casas ainda não tiveram os telhados consertados.

A prefeitura informou que frangos de aviários e cabeças de gado morreram por causa do granizo. Perdas em plantações de frutas também foram registradas, mas não há um levantamento preciso sobre os números desses danos. O comércio e a indústria da cidade de 5.684 habitantes também teve prejuízo, com registro de 17 estabelecimentos danificados. Entre os prédios públicos, 14 registraram danos.

A segunda cidade que mais registrou danos foi Rebouças, na região de Irati. As pessoas afetadas somaram 1,6 mil, com 396 casas atingidas pelo granizo. O número foi parecido com o registrado em Paranavaí, que teve 1.336 pessoas afetadas – o número de casas danificadas, no entanto, foi bem menor: nove.

Condições climáticas

A queda de granizo aconteceu com a chegada de uma frente fria ao estado. As altas temperaturas que foram registradas na semana passada tornaram as condições propícias para o registro de tempestades com queda de gelo. Conforme o Instituto Tecnológico Simepar, rajadas de vento foram registradas em todo o estado na terça-feira. Na quarta-feira (26), as tempestades passaram e o frio chegou ao estado, com registro de temperaturas abaixo de zero.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.