Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Festa junina

Rala o coco, mexe a canjica!

Conheça o significado de pular fogueira, acender fogos de artifício e até se vestir de caipira para fazer parte da festa de São João

Festa junina em Maringá: casamento é brincadeira nos festejos porque santos são relacionados a ele no imaginário popular | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Festa junina em Maringá: casamento é brincadeira nos festejos porque santos são relacionados a ele no imaginário popular (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

O Nordeste brasileiro e muitas cidades europeias literalmente pararam nesta semana – com direito a feriado e tudo mais – para comemorar as festas juninas. As festividades também se espalharam por diversos cantos do Sul do Brasil. Muita gente que nem sabe ao certo o significado de dançar a quadrilha, gritou "olha a cobra" e saiu fugindo da chuva. Teve quem pulasse fogueira e soltasse fogos. Mas qual é o significado de tudo isso, afinal?

Assim como o carnaval, as festas juninas são uma herança portuguesa, e a religião é a base das comemorações: é preciso agradecer aos santos do mês – São João, São Pedro e Santo Antônio – pelas graças alcançadas e pela fartura na lavoura.

São João é o centro das festas, segundo o doutor em História da Universidade de Brasília Jaime de Almeida. "Há boas razões para se acreditar que nos evangelhos não exista nenhuma informação que permita afirmar que João Batista nasceu em junho e Jesus, em dezembro, seis meses depois", diz. Mas é justamente em homenagem às duas datas que se celebram as festas juninas e o Natal.

Quando o Império Romano adotou o cristianismo como religião oficial, foi preciso unificar dois calendários: um solar e o outro, lunar. Foi nessa época que se fixou o Natal no dia 25 de dezembro. E a festa em homenagem a São João foi estabelecida em junho, quando ocorre o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte. "São os solstícios de inverno e verão que serviram de base para a criação dos dois feriados. Está aí também a ‘coincidência’ dos seis meses entre o nascimento de João e Jesus", afirma Almeida.

A fogueira teria virado o símbolo de São João porque a tradição diz que Isabel, ao dar à luz seu filho, acendeu uma fogueira para avisar a prima Maria sobre o nascimento: a mãe de Jesus, que estava grávida, morava a uma pequena distância, e poderia ver o sinal. Por isso é de praxe acender a fogueira na festa junina e soltar fogos e balões. Fiéis devotos também andam sobre as brasas como uma maneira de cumprir as promessas alcançadas.

Como os três santos, de alguma forma, estão relacionados no imaginário popular ao casamento, o evento também é lembrado como uma brincadeira nas festas de São João. Já para a escolha do nome da festividade, pesquisadores dizem que houve uma junção: a festa joanina (de São João), como era comemorada em junho, passou a ser junina.

"O mastro de cocanha (ou pau-se-sebo) era um rito antiquíssimo, em que as pessoas subiam em um poste ensebado para tentar pegar a comida que estava no topo do mastro. Era uma brincadeira pagã que foi incorporada à festa de São João", conta Almeida.

Se vestir de caipira na festa junina também tem sua razão. "Antigamente as festas eram feitas nas grandes fazendas. É uma maneira de recordar isso e recuperar a nostalgia dos velhos tempos", afirma Almeida. As comidas à base de milho são abundantes nas festas porque é exatamente neste mês que se faz a colheita da espiga. "Existe um agradecimento aos santos, porque o milho é plantado normalmente em 19 de março, dia de São José. Se chove neste dia, é sinal de que a plantação será boa", explica Homero Cavalcante, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Quadrilhas também não podem faltar na festa. Acredita-se que a coreografia foi inspirada nas danças francesas, que estavam ligadas às tradições aristocráticas. "Os termos usados são uma adequação das palavras francesas. Anarriê, já aportuguesada, quer dizer ir para trás. E alavantu (expressão sem sentido algum) quer dizer ir para frente", diz o professor de antropologia da Ufal Bruno Cesar Cavalcanti.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.