• Carregando...

Há três dias desaparecido no Litoral do Paraná, Hélio Marques Moreira, de 29 anos, havia viajado até a Ilha de Superagui, em Guaraqueçaba, para amenizar a perda do irmão, que morreu há 15 dias. Moreira foi convidado pelo vendedor e amigo Anderson Osvaldo da Silva, de 34 anos, para ir até Guaraqueçaba ajudá-lo na venda de roupas. No sábado (14), o barco que eles fretaram virou quando os dois e um pescador voltavam a Paranaguá.

Silva conta que passou dois dias com o amigo na Ilha de Superagui e os dois decidiram retornar no sábado porque o mar estava aparentemente calmo. "Próximo à ilha existem bancos de areia que tornam o percurso perigoso, mas, estranhamente, encontramos as maiores ondas em um local onde os pescadores da região disseram que nunca houve acidente", lembra Silva.

O vendedor explica que o barco passou por uma grande onda, mas não suportou a segunda onda que pegou a embarcação de lado. "Devia ter mais de seis metros e caímos do barco que ainda ficou virando sobre as nossas cabeças", diz. Os coletes salva-vidas se perderam no mar no momento em que o barco virou. "Sobrou um colete que eu amarrei no meu braço e no braço do senhor que nos acompanhava e uma boia que nós jogamos para o Hélio".

Silva suspeita que o amigo tenha desaparecido porque tentou voltar ao barco para recuperar uma bolsa com a sua bagagem. "Ele era o mais jovem e o que tinha o melhor preparo físico de nós três. Começamos a nadar todos juntos e mais tarde vi a bolsa dele perto da boia e por isso acho que ele voltou para buscar a bagagem". O vendedor conta que teve que nadar por várias horas até chegar a uma praia que ficava mais de um quilômetro distante do local do acidente. "O barco virou por volta das 13h, mas chegamos à praia já no final da tarde e ainda fomos obrigados a andar mais de seis quilômetros para encontrar alguém na região e pedir ajuda", lembra.

Silva conta que já fez a travessia muitas vezes nos últimos anos e o pescador que estava com eles trabalha na região há 30 anos. Os dois sofreram escoriações e tiveram problemas nos rins e na bexiga por conta de infecção causada pela grande quantidade de água do mar que entrou no organismo.

A Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros de Paranaguá realizam buscas no local com embarcações e helicópteros. Os trabalhos foram suspensos no final da tarde desta terça-feira (17) e devem ser retomados na quarta-feira (18) pela manhã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]