• Carregando...

Dois rapazes sofreram queimaduras graves e perderam parte dos dedos ao manusear fogos de artifício em Curitiba. Os acidentes aconteceram na véspera e no dia de Natal no bairro Tatuquara e na Cidade Industrial de Curitiba. O motivo da maioria dos incidentes com fogos é a manipulação incorreta.

"Episódios dessa natureza mostram como esse tipo de brincadeira entre amigos e familiares é totalmente desaconselhável. O espetáculo certamente não compensa o risco e suas consequências são para a vida toda", disse o diretor do Sistema de Urgências da Secretaria Municipal da Saúde, Matheos Chomatas, de acordo com a assessoria de imprensa.

Os dois feridos, de 23 e 25 anos, seguravam os fogos na mão direita e perderam a parte de três dedos cada um. Eles foram encaminhados para o Hospital do Trabalhador (HT). O hospital informou que os pacientes já receberam alta, mas terão de retornar para fazer o acompanhamento da cicatrização.

A detonação dos fogos de artifício, alerta Chomatas, deve ser feita preferencialmente por profissionais do ramo. "Assim não se incorre no erro de montar uma estrutura dessas perto do público, em especial das crianças, ou de segurar o rojão com uma das mãos, como fizeram os dois jovens lamentavelmente feridos", completa.

O consumo de bebidas alcoólicas também é um fator que pode contribuir para os acidentes. "Normalmente as pessoas estão festejando o final de ano e, por menos que bebam, o álcool tende a afetar o raciocínio e levá-las e atos que não fariam em seu estado normal. Isso vale para essa brincadeira também", disse Chomatas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]