Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodovias

Reabertura da Estrada do Colono volta a ser discutida

Peritos nomeados pela Justiça se reuniram com prefeitos, nesta segunda-feira (24), para discutir a reabertura da Estrada do Colono, rodovia de 18 quilômetros entre Serranópolis do Iguaçu e Capanema, no Oeste do Paraná.

Os técnicos vão começar a reunir documentos e fazer estudos sobre o impacto ambiental causado pela estrada, que corta o Parque Nacional do Iguaçu, fechada em 2000.

A estrada, que hoje está coberta pelo mato, foi interditada em 1986 pela Justiça Federal do Paraná. O caminho foi reaberto em 1997, por moradores da região, retirados dois meses mais tarde. Depois disso, foi invadido outras duas vezes e fechado novamente por decisão judicial.

Em 2002, técnicos contratados pela Justiça para fazer um levantamento foram afastados porque o Ibama denunciou que parte das despesas tinha sido paga pelos municípios interessados na reabertura da estrada. A prefeitura de Serranópolis do Iguaçu teria emprestado um carro e algumas motos aos peritos.

O prazo para a entrega de um laudo à Justiça é de três meses. Os moradores da região esperam que esse levantamento ajude a definir o problema da interdição, que se arrasta há anos.

Veja imagens do mato tomando conta da Estrado do Colono na reportagem em vídeo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.