Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
História

Reduto boêmio faz ação em prol da memória do Paraná

Com iniciativa, Magrão relembra um pouco da história do estado | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Com iniciativa, Magrão relembra um pouco da história do estado (Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)

Como algumas das boas ideias da vida, essa surgiu em um balcão de bar. "Estava conversando com algumas pessoas e descobri que muitas passam a vida toda sem saber a história das ruas onde moram", conta Arlindo Ventura, o Magrão, proprietário do Bar d’O Torto. Pensando nisso, ele decidiu instalar nas paredes de seu reduto boêmio, no São Francisco, um banner que esclarece quem foi Paula Gomes, que dá nome à rua do bar. A iniciativa conta com apoio da Quadra Cultural e do Clube do Assinante Gazeta do Povo.

A "inauguração" do banner, prevista para hoje, não é uma coincidência. O dia 19 de dezembro marca a Emancipação Política do Paraná, que até 1853 pertencia ao estado de São Paulo. Cisão essa que teve como um de seus principais agitadores o tropeiro Francisco de Paula Gomes. "Todo mundo acha que Paula Gomes é uma mulher", ri o proprietário do bar.

Paula Gomes era curitibano e fazia a rota entre o Rio Grande do Sul e a feira de Sorocaba (SP), tradicional entreposto de negociação de mulas, cavalos, gados e outros animais. "Ele era pertencente à Sociedade dos Campos Gerais, era um homem próspero, e dissipou sua fortuna com a propaganda da emancipação", conta o jornalista Jaques Brand, que ajudou na pesquisa feita pela artista visual e poeta Francine Ferreira, outra entusiasta da ideia. "Ele andou pelo Rio de Janeiro, e existem documentações que ele encaminhou à corte e à imprensa a favor da emancipação do Paraná", completa. Por um desses acasos urbanísticos, a rua desemboca na Praça 19 de Dezembro, a popular Praça do Homem Nu, uma homenagem à Emancipação do Paraná.

Permanente

O desenho do banner, de 12 metros quadrados, é de autoria do artista Juliano Grus, é acompanhado das frases "Francisco de Paula Gomes – O Tropeiro que pensou a emancipação do Paraná" e "Paraná: nosso jeito de ser Brasil".

Magrão não tem planos de estender o projeto para mais ruas do São Francisco, mas espera que a iniciativa motive outras pessoas a fazerem o mesmo. "Paula Gomes não é um nome qualquer dado ao acaso. É um nome significativo para o progresso do estado. E o turista que eventualmente passar pela rua vai poder conhecer um pouco da nossa história. Até as pessoas que moram aqui vão se surpreender com ela", acredita.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.