Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após decisão do Hu de londrina

Referência em queimados, Hospital Evangélico já opera acima da capacidade

Secretaria de Estado da Saúde poderá transferir pacientes para outros estados

 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
(Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

O Hospital Evangélico (HE) de Curitiba dificilmente conseguirá absorver a demanda que deve surgir com a decisão do Hospital Universitário de Londrina de interromper o internamento de pacientes vítimas de queimaduras graves. Referência neste tipo de atendimento, o setor de queimados do HE já tem operado acima da capacidade, com índice de internamento superior aos 30 leitos disponíveis. Por isso, a tendência é de que os pacientes sejam encaminhados a um hospital não especializado ou a unidades de outros estados.

“Eles devem ficar internados em outro hospital, mas sem atendimento especializado, mais adequado. Assim que abrirem vagas aqui [no HE], a Central de Leitos os encaminha”, disse o médico José Luiz Takaki, preceptor em cirurgia plástica do Evangélico e que há mais de 25 integra o setor de queimados do hospital.

Dos 30 leitos destinados ao internamento de vítimas de queimaduras no HE, 15 são para pacientes adultos e 15, para crianças. Nesta segunda-feira (18), por exemplo, o setor contava 39 internados, que haviam sido direcionados para leitos de outras especialidades, como ortopedia, clínica médica e cirurgia plástica. “Já estamos no limite, atendendo mais do que poderíamos”, resumiu Takaki.

Transferências

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que recebeu, nesta segunda-feira, um fax do Hospital Universitário de Londrina, informando que vai deixar de receber vítimas de queimaduras. Apesar disso, os pacientes que já estão naquela unidade devem permanecer hospitalizados até a conclusão do tratamento.

A Sesa informou ainda que, por enquanto, o Paraná continua apenas com um hospital de referência em queimados: o Evangélico. Caso necessitem de vagas em unidades especializadas, a Central de Leitos pode acionar centros hospitalares de outros estados. O transporte aeromédico do Paraná estará disponível para fazer essas transferências.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.