• Carregando...

Dez dias após o anúncio do governador Roberto Requião, a relação dos motoristas paranaenses com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e que não entregaram o documento foi divulgada no site da Secretaria de Segurança Pública do estado (Sesp) nesta quarta-feira (10). São 40 mil nomes cadastrados, segundo informações da Agência de Notícias do governo, que podem ser consultados por meio de uma ferramenta de buscas.

No início da noite desta quarta, todo o site da Sesp saiu do ar, incluindo a seção com a relação de nomes. Segundo informações da secretaria o excesso de acessos gerou uma sobrecarga no sistema, que teve uma pane. Durante a tarde teriam ocorrido cerca de 20 mil visitas.

Para ter acesso, no site da secretaria basta clicar no banner "Consulta CNH Suspensa", na lateral direita. A busca pode ser realizada pelo nome completo, primeiro nome, município ou número da carteira de motorista. O resultado é limitado a mil nomes por busca. Para acessar o restante do resultado será necessário que o usuário refine a procura, usando mais de um parâmetro ou usando informações mais completas.

A base de dados deve ser atualizada semanalmente, de forma automática, segundo promete o governo, e está disponível para a consulta de qualquer cidadão.

Inicialmente eram 69 mil motoristas que não devolveram a carteira, mas a lista não inclui os que estão recorrendo de multas e os que já devolveram o documento, segundo a nota da agência do governo. No entanto, matéria da Gazeta do Povo desta quarta mostra que 13 dias após a resolução 203/2009 entrar em vigor apenas 7,4% das carteiras suspensas foram entregues.

Ainda de acordo com a nota do governo, nomes de pessoas que já morreram eventualmente podem estar na lista. Nesse caso, os familiares devem entrar em contato com o Detran-PR para regularizar a situação.

A publicação de uma relação de nomes dos motoristas com carteiras suspensas e que não devolveram o documento já havia sido prometida pelo governador na segunda-feira (1º). Ele havia mencionado que uma lista estaria disponível no site Sesp e do Detran.

Durante o fim de semana anterior ao anúncio, um grupo especial do BPTran fez a primeira busca de carteiras suspensas em Curitiba em 33 endereços. Oito pessoas entregaram o documento espontaneamente, cinco se negaram e vão responder pelo crime de desobediência. Os outros condutores não foram encontrados. Até esta terça-feira (9) apenas 26 habilitações suspensas foram recolhidas por visita policial.

A decisão de colocar a polícia para apreender as carteiras veio 20 dias depois do acidente que fez duas mortes e deixou o deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho gravemente ferido. Caso o motorista se recuse a dar o documento, pode ser preso em flagrante por desobediência e ficar até seis meses preso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]