Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Inaugurado em 2002 (Foto: Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo)
1 de 12
MON em Curitiba. Inaugurado em 2002, o museu tem rampas em curvas, na área externa, e um túnel acessado pelo subsolo. Elementos fazem o elo entre o passado e o presente, o Moderno e o Contemporâneo.
2 de 12
O edifício Copan, em São Paulo, é considerado a maior estrutura de concreto armando do Brasil. Projetado por Niemeyer em 1951, o prédio é reconhecido por suas suaves linhas sinuosas. Tem 35 andares e 115 metros de altura
3 de 12
Museu de Arte Contemporânea, obra de Oscar Niemeyer, em Niterói. O prédio foi edificado em forma circular, para valorizar a magnífica paisagem carioca. Foram necessários cinco anos para erguer a estrutura de quatro pavimentos.
4 de 12
O Museu de Arte Contemporânea (MAC), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, está localizado no morro da Praia Boa Viagem, em Niterói. Obra foi edificada eem harmonia com a natureza local
5 de 12
Igreja São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte. Inaugurada em 1943, o templo se notabiliza belas linhas curvas e é considerada um dos marcos do Modernismo. A ousadia da arquitetura irritou as autoridades eclesiásticas da época, que proibiram, por muitos anos, a realização de celebrações naquela igreja.
6 de 12
Linhas arquitetônicas arrojadas de Niemeyer se tornaram clássicas do modernismo
7 de 12
A Catedral Metropolitana de Brasília foi o primeiro monumento da capital federal. É composta por uma área circular, da qual se elevam 16 pilares. Os vitrais são feitos de fibra de vidro, em tons azul, verde, branco e marrom.
8 de 12
Layout preliminar do campus da Unila, um
9 de 12
Praça da Democracia tendo ao fundo o Hotel Guarani, projeto de Oscar Niemeyer
10 de 12
Terminal Rodoviário de Londrina, cujo projeto inicial é assinado por Niemeyer. Inaugurado em 1988, a obra foi desenvolvida em formato circular, com uma abertura central sobre um jardim. A forma otimiza a logística e o funcionamento da rodoviária
11 de 12
A Espreguiçadeira com Balanço, de Oscar Niemeyer, dos anos 1970
12 de 12
Congresso Nacional, em Brasília. Inaugurada em 1960, a obra valoriza os espaços e, mesmo contrariando princípios estruturais, é funcional e bela. Ao ousar na inovação das linhas, Niemeyer assim definiu sua obra:
Oscar Niemeyer foi o pioneiro a se debruçar sobre as infinitas possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Com o domínio desta técnica, conquistou fama nacional e internacional a partir da década de 1940.
Apesar de seus trabalhos mais conhecidos serem os prédios públicos da cidade de Brasília, a obra de Niemeyer não se resume aos edifícios da capital federal. Passeie por alguns dos projetos do grande arquiteto.
Obras de Niemeyer
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros