• Carregando...

Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se antecipou e entregou na tarde de ontem sua defesa no processo contra suposta quebra de decoro parlamentar ao Conselho de Ética da Casa. Renan é acusado de usar o lobista Cláudio Gontijo, da construtora Mendes Júnior, para pagar aluguel e pensão à jornalista Mônica Veloso – com quem tem uma filha fora do casamento.

Renan teria o prazo de cinco sessões regimentais para entregar sua defesa ao conselho. Mas seu advogado, Eduardo Ferrão, entregou a documentação de defesa para o relator do processo, senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA).

Renan nega ter usado recursos da Mendes Júnior para pagar Mônica. O senador alega que fez os pagamentos com recursos próprios. Mônica disse à revista Veja que os pagamentos eram feitos por Gontijo em dinheiro vivo.

Ontem de manhã, Cafeteira recebeu do presidente do Conselho de Ética do Senado, Sibá Machado (PT-AC), documentos sobre o caso, como a representação encaminhada pelo PSol contra Renan, reportagens publicadas na imprensa, notas taquigráficas e a análise feita pelo corregedor-geral do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP).

Cafeteira disse de manhã ser um "ônus" relatar o caso e prometeu "acelerar" o exame do material que recebeu de Sibá. "Eu não me sinto contrariado com coisa alguma. Eu não tenho porque temer nada", afirmou Cafeteira, que não queria dar entrevista justificando que não conhecia o processo. "Eu não pleiteei ser relator. Nem vim na sessão (do Conselho de Ética) em que me escolheram (relator). Eu sei das minhas obrigações. Isso é uma obrigação. Não é prêmio, não. É um ônus."

Ao ser questionado sobre o clima de proteção em torno de Renan, Cafeiteira afirmou que "se houver provas, o conselho terá de punir".

Ameaça

O advogado Pedro Calmon Filho, que defende a jornalista Mônica Veloso, registrou na noite de sábado um boletim de ocorrência numa delegacia de Brasília, declarando que ele e a cliente foram ameaçados de morte pelo telefone.

Segundo Calmon Filho, ele disse que, se o advogado e Mônica continuassem a falar, amanheceriam com "a boca cheia de formiga".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]