• Carregando...

A matéria "Um manual para conviver no trânsito", publicada nesta sexta-feira (13) na página temática Vida Prática, repercutiu entre os leitores da Gazeta do Povo. No site do jornal, alguns criticaram "os dez mandamentos de trânsito", criados pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Uma das opiniões foi apresentada por Edson Lincoln Florscuk. Segundo ele, "temos que parar de achar subterfúgios para justificar nossa falta de responsabilidade". Outras pessoas também apontaram problemas na circulação de carros.

Já Melissa Oliveira falou sobre os acessórios que tiram a atenção do motorista. "Percebo que muitas pessoas fazem de tudo enquanto dirigem (falam ao celular, enviam mensagens, comem, se maquiam...) e estão cada vez menos atentas ao que acontece ao seu redor", opinou.

Luiz C. Segantini fez uma observação parecida com a de Melissa. Segundo ele, no entanto, o problema é o aparelho celular. "já virou rotina comum você encontrar motoristas parados no trânsito porque estão acessando seu smartphone, seu Facebook. Isso está comprometendo o fluxo do trânsito. E vai piorar."

Detran

Em outro comentário, Milton Lopes Neto disse que o documento criado pelo Detran-PR não aponta todas as regras para o ciclista. "Não disseram que todos devem proteger o pedestre, qual a distância que o ciclista deve manter do pedestre e na décima não explicaram ao ciclista que ele não deve andar sobre as calçadas, na canaleta dos ônibus, não parar sobre a faixa de travessia e não abusar da velocidade", disse ele.

Acidentes nas ruas e avenidas tiraram a vida de 2,6 mil paranaenses em 2013, número pouco menor que o de assassinatos no mesmo período – 2,7 mil. Uma das principais sugestões dos "mandamentos" do Detran-PR para reverter essa estatística negativa, é o respeito ao tamanho do veículo. "Os maiores devem tomar cuidado com os menores, que são mais frágeis em casos de acidente."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]