Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reivindicações

Representantes do MST são recebidos por secretário da Saúde

Cerca de 70 sem-terra cobraram a construção de quatro unidades básicas de saúde, em locais próximos aos assentamentos e mais equipes de Saúde da Família

Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estiveram reunidos nesta quarta-feira (1) com o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, para discutir questões relacionadas à saúde nos assentamentos do Paraná. Os cerca de 70 sem-terra cobraram a construção de quatro unidades básicas de saúde, em locais próximos aos assentamentos e mais equipes de Saúde da Família.

O secretário disse que o estado, junto com os municípios, poderá viabilizar formas de incentivar equipes de Saúde da Família a atuarem nos assentamentos. Ele comunicou que as Regionais de Saúde realizaram um levantamento do número de assentamentos existentes no estado e da situação do programa de Saúde da Família nestes locais. Caputo Neto ainda colocou à disposição a Escola de Saúde Pública do Paraná para a formalização de cursos técnicos na área de saúde coletiva.

Outro assunto de discussão diz respeito à produção de plantas medicinais, ervas aromáticas e condimentares. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, será reaberta a discussão do uso destes componentes na assistência à saúde e regularização para a comercialização dos produtos. Ele ainda garantiu que a Secretaria vai levar as campanhas de prevenção de doenças para dentro das comunidades.

O grupo aproveitou para convidar o secretário e o superintendente de Vigilância em Saúde para participarem da 10ª Jornada de Agroecologia, que será realizado em Londrina na segunda quinzena de junho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.