• Carregando...

O governador Roberto Requião afirmou nesta segunda-feira (22), durante reunião no Palácio das Araucárias, em Curitiba, que o Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, deve ser inaugurado até o mês de novembro. As informações são da Agência Estadual de Notícias (AEN). Previsto para ser aberto a princípio no primeiro semestre de 2008, o prédio teve a inauguração adiada diversas vezes.

"Será um alívio para essa pressão das delegacias que estão com excesso de prisioneiros. A nova unidade abrirá 800 vagas no sistema penitenciário", disse Requião nesta manhã. O CDR fica ao lado da Cadeia Pública Laudemir Neves, que sofre com superlotação e falta de estrutura para os detentos. Em julho deste ano, a Justiça interditou a delegacia pela segunda vez por causa destes problemas. A capacidade é para 152 presos, mas a cadeia comportava 700 detentos.

Com custo estimado em R$ 13,5 milhões, o CDR tem capacidade para mais de 800 pessoas. As obras foram finalizadas em dezembro de 2007, porém a inauguração tem sido adiada desde então por causa de reparos estruturais. Cerca de 180 funcionários já estariam em treinamento para trabalhar no local desde agosto. Na época, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP)afirmou que o prédio precisava de algumas reestruturações antes da inauguração.

Segundo o diretor-geral da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Seju), Luiz Carlos Giubelin, nos próximos anos o governo estadual deve investir na criação da Penitenciária Feminina do Oeste, também em Foz do Iguaçu, com 450 vagas, e no Centro de Detenção e Ressocialização de Cruzeiro do Oeste, com 800 vagas. "Essas duas obras devem ser licitadas até dezembro", disse.

De acordo com a AEN, também estão previstas a construção da Penitenciária para Jovens e Adultos de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, com 421 vagas, a Penitenciária de Regime Semi-Aberto do Norte (Londrina), com 500 vagas, a conclusão do Centro de Regime Semi-Aberto de Maringá, no Noroeste, com 608 vagas, e a reforma das galerias da Penitenciária Central do Estado, em Piraquara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]