• Carregando...

Sem carro, mas com ciclotaxi

Quatro ciclotaxis - charretes puxadas por bicicletas com espaço para levar três pessoas - ficarão à disposição para passeios nas principais ruas bloqueadas ao trânsito na terça-feira, Dia Sem Carro. O passeio sairá pela rua Cândido Lopes, contornando a praça Tiradentes e passará pela praça Generoso Marques. De lá, os ciclotaxis seguirão pela avenida Marechal Deodoro e subirão pela avenida Marechal Floriano, fechando o circuito na Tiradentes.

As atividades da Semana Nacional do Trânsito começaram na manhã desta sexta-feira (18) em Curitiba, com o respeito à faixa de pedestres como foco central. A programação foi aberta oficialmente pelo prefeito Beto Richa, no Parque São Lourenço, às 9 horas. Entre as ações planejadas até o dia 25, quando termina a Semana do Trânsito, estão apresentações de peças de teatro e grupos musicais e abordagens educativas em vários pontos da cidade. Na terça-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, várias vias centrais terão a circulação de carros impedida (veja mapa ao lado).

Cartazes, busdoors (anúncios em ônibus), panfletos, peças de mobiliário urbano, além de spots de rádio e outros materiais já são veiculados desde a semana passada para incentivar o pedestre a fazer travessias apenas pela faixa de segurança. Segundo a prefeitura, o objetivo desta campanha é somente orientar a população para respeitar a faixa.

Nas próximas etapas será intensificada a fiscalização, e, nos cruzamentos sem semáforo, os pedestres serão orientados a sinalizar com a mão para indicar aos motoristas a intenção de atravessar. Onde há semáforos, a conscientização será no sentido de respeitar o sinal. Programação

Nesta sexta-feira, a Semana do Trânsito terá atividades ao longo do dia no Parque São Lourenço, com abordagens educativas e peças de teatro. Entre 10 e 14 horas, o Grupo de Teatro Giramundo, de São Paulo, apresenta uma peça que trata dos efeitos do trânsito para a mudança climática. A prefeitura estima que dois mil alunos e professores participem das ações no parque.

No sábado (19), as atividades seguem no Parque São Lourenço, com apresentação da Turma do Zequinha, grupo de teatro de fantoches, e do grupo musical De Bem com a Via, ambos formados por agentes de trânsito.

Na segunda-feira, 21, agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) farão abordagens educativas em diferentes pontos da cidade. A partir deste dia, haverá também apresentações, no Sest/Senat, de grupos de alunos dos colégios estaduais Avelino Vieira e Dr. Francisco Macedo. As equipes foram classificadas para participar da programação no Festival de Teatro Juvenil Transitando, promovido em julho.

Dia Sem Carro

Na terça-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, várias vias da região central de Curitiba serão fechadas ao tráfego de automóveis. Ficarão bloqueadas a Avenida Marechal Deodoro, entre a Rua João Negrão e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, e os acessos à Praça Tiradentes e à Rua Barão do Rio Branco, entre o Paço Municipal e a Rua André de Barros. Somente ônibus, bicicletas, pessoas a pé e veículos de serviços essenciais e de emergência terão acesso aos trechos interditados.

No lugar de carros, essas ruas receberão exposições, feiras, brincadeiras, atrações artísticas, entre outras atividades. A ideia, segundo a prefeitura de Curitiba, é incentivar o curitibano a deixar o carro em casa e criar debate e reflexão sobre a necessidade de reduzir a emissão de poluentes.

A programação segue na quarta-feira (23), com a apresentação da Turma do Zequinha e do grupo musical De Bem Com a Via no Colégio Stella Maris, no bairro Juvevê. Além disso, agentes de trânsito farão abordagens educativas em vários pontos da cidade, com um cronograma que segue pela quinta (24) e sexta-feira (25), quando termina a Semana do Trânsito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]